Novos estagiários participam de programação de boas-vindas no Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará

21 de agosto de 2023 - 13:39 # #

Assessoria de Comunicação do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPC)
Texto e fotos: Thiago Andrade

Chefe do Laboratório de Patologia, a médica Lourdes Reis conversa com os estagiários recém-ingressos

O Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), iniciou, na última segunda-feira (14), a programação de acolhimento dos estagiários que atuarão na unidade de saúde ao longo deste 2º semestre de 2023. A unidade de saúde recebe, no total, oito novos estagiários, acadêmicos dos cursos de Serviço Social, Psicologia e Biomedicina. Atividades seguem ao longo desta semana com palestras e outras atividades.

“O estágio é um processo importante porque é uma disseminação do conhecimento, da nossa prática e dos alicerces teóricos estudados nas universidades”, comenta Eugênia Cialdine, chefe do Centro de Estudos do IPC, setor responsável pelo deferimento das solicitações de estágio na unidade. “Nosso desafio é mostrar para esses jovens a prática da atividade profissional”, complementa.

Para além da importância do estágio na formação acadêmica e profissional dos estudantes, Eugênia enaltece também a contribuição dos estudantes à unidade de saúde: “Eles representam sangue novo para a instituição. Estão atualizados, trazem assuntos atualizados, mexem com novidades e contribuem com novas perspectivas de conhecimento. É uma troca muito especial, tanto para os alunos como para os preceptores”, afirma Eugênia.

Novos estagiários de Psicologia e de Serviço Social se reúnem com profissionais preceptores

Os oito novos estagiários se juntam a outros quatro “veteranos”, totalizando 12 acadêmicos em processo de estágio no IPC. São seis no setor de Serviço Social, três na Psicologia e três no Laboratório de Citopatologia.

Preceptor dos três graduandos do curso de Biomedicina no estágio de Citopatologia Ginecológica, o professor Raimundo Oliveira afirma que a formação é uma importante oportunidade de os alunos conquistarem competências básicas e específicas para a atuação como citologista, além de fazer com que “percebam a importância e a necessidade de constantemente obterem novos conhecimentos”.

Segundo o biomédico e citotécnico do IPC, o estágio também faz com que os acadêmicos se interessem pela especialização em Citologia Clínica. “Despertar esse interesse é muito importante, pois atualmente o mercado está carente de profissionais especialistas que saibam trabalhar na rotina laboratorial da citologia ginecológica”, evidencia Raimundo.

Raquel Bezerra é uma das três novas estagiárias do setor de Psicologia do IPC

Raquel Bezerra, 33, estudante do 10º semestre de Psicologia, é uma das estagiárias recém-chegadas. Depois de experiência de um ano no Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns (Hospital da Mulher), inicia, no IPC, seu terceiro estágio. “A minha expectativa é aprender ainda mais sobre o universo oncológico e de prevenção. A oportunidade de estar como profissional da área e poder explicar e ajudar as pessoas com certeza vai trazer grandes ensinamentos para minha vida pessoal e profissional”, comenta.

Chefe do setor de Enfermagem, Lucenyra Lima guia novos estagiários em visita ao Laboratório de Citologia

Programação

A programação de acolhimento dos estagiários de 2023.2 do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPC) teve início no dia 14 de agosto e segue ao longo dessa semana. As atividades ocorreram no auditório da unidade, com a apresentação dos estagiários aos respectivos preceptores, nas áreas de Psicologia e de Serviço Social. Na semana passada, os estudantes realizaram visita técnica à unidade de saúde, com a condução da chefe do setor de Enfermagem, Lucenyra Lima. Atividades seguem ainda ao longo das próximas semanas com palestras temáticas, conduzidas por diferentes profissionais convidados de outras unidades de saúde e instituições de ensino superior.