Saúde do Ceará oferta vacinação no Vapt Vupt Papicu; inauguração oficial ocorreu nesta sexta-feira (18)

18 de agosto de 2023 - 15:42 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Kelly Garcia
Fotos: Fátima Holanda

No evento, a coordenadora de imunização da Sesa, Ana Karine Borges, chamou a atenção para os benefícios de manter o calendário vacinal em dias

Nesta sexta-feira (18), a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, e a secretária de Proteção Social, Onélia Santana, inauguraram oficialmente a nova Sala de Vacinação do Vapt Vupt Papicu, localizado no shopping RioMar Fortaleza. A iniciativa tem parceria com a Prefeitura de Fortaleza. 

A titular da Sesa destacou a segurança dos imunizantes. “As vacinas disponibilizadas aqui possuem a proteção e segurança de qualquer posto de saúde e também das clínicas privadas, porque temos toda a estrutura de conservação. A população pode ter a certeza de que está tomando uma vacina com segurança e qualidade”, pontuou.

Gestores e profissionais de saúde participaram também do evento

Já a gestora da Secretaria da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, ressaltou a importância da parceria entre as duas pastas do governo do Estado, no sentido de beneficiar a população. “Essa sala de vacinas é fruto de uma parceria forte com a Secretaria da Saúde do Ceará. É uma junção de esforços bem importante. Aqui, a população que vem fazer uma compra pode aproveitar para tomar a vacina. É uma forma de trazer mais saúde para a população”, declarou.

A coordenadora de imunização da Sesa, Ana Karine Borges, chamou a atenção para os benefícios de manter o calendário vacinal em dias. “É muito importante se utilizar desse serviço, já que você tomando a vacina, não está apenas se protegendo, mas também à comunidade”, destaca. 

Participaram também do evento, o secretário executivo de Vigilância em Saúde, Antonio Silva Lima Neto (Tanta); o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Luciano Pamplona; a coordenadora de imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli, além de outros gestores e profissionais de saúde. 

Vacinação deve ser agendada

No local, vários imunizantes estão sendo ofertados para a população, entre eles: covid bivalente, hepatite B, febre amarela, tríplice viral e bacteriana, meningite, meningocócica C, pentavalente, rotavírus, varicela, HPV e poliomielite. Todos os imunológicos são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuita. Para utilizar o serviço, é necessário fazer agendamento prévio através do site do Vapt Vupt

Os cadastrados passarão por avaliação da equipe de vacinadores, com análise dos cartões e da situação vacinal

Até 30 pessoas devem ser atendidas por dia, entre 8h e 17h, de segunda a sexta-feira. Os cadastrados passarão por avaliação da equipe de vacinadores, com análise dos cartões e da situação vacinal, indicando os imunobiológicos necessários e as doses do esquema vacinal que deverão ser tomadas. 

Praticidade

Com pouco tempo disponível na semana, a vendedora Maíza Teixeira ainda não tinha conseguido ir ao posto de saúde para atualizar o cartão de vacinas. Com a abertura da nova sala de vacinação, ficou mais fácil tomar o imunizante contra a Influenza. “Eu soube ontem, pela televisão, que poderia me vacinar aqui no shopping. Como trabalho com vendas, não tenho muito tempo para ir no posto. Gosto de estar com as vacinas sempre em dia, para evitar ficar doente. Por exemplo, pegar uma gripe mais forte”, destaca.

A organização e a praticidade do espaço chamaram a atenção da aposentada Antonieta Soares

A aposentada Antonieta Soares, de 84 anos, gostou da organização do espaço e da praticidade. “A vacina é saúde e vida. Então, se nós fazemos isso no momento certo, temos a nossa saúde garantida. Achei a sala muito organizada”.

Sobre o Vapt Vupt

O Vapt Vupt funciona como uma central de apoio à população, reunindo diversos órgãos e serviços em um só espaço. Fortaleza conta com quatro unidades, localizadas no Centro e nos bairros Antônio Bezerra, Messejana e Papicu. Outras duas unidades estão implantadas nos municípios de Juazeiro do Norte e Sobral. Atualmente os equipamentos do Papicu, Antônio Bezerra e Messejana, em Fortaleza, e o de Juazeiro do Norte contam com Sala de Vacinação.

Serviço

Sala de Vacinação no Vapt Vupt Papicu
Horário de funcionamento: 8h às 17h
Local: Shopping RioMar Fortaleza
Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1.500 – Piso L2
Telefone: (85) 3194-4600
Agendamentos: www.meuvaptvupt.com.br