HRN zera infecções de pacientes nas UTIs Adulto

14 de agosto de 2023 - 12:12 # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Texto e fotos: Teresa Fernandes

As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Adulto 1 e 2 do Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde (Sesa), alcançaram o marco de um ano sem registrar pacientes com Infecção de Trato Urinário (ITU) e sete meses sem Pneumonia Relacionada à Assistência à Saúde (PRAS). A redução de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) foi possível graças à adoção e gerenciamento de protocolos de segurança dos pacientes com checklists e auditorias clínicas. Também registraram redução de IRAs as UTIs Adulto III e IV, a Unidade de Cuidados Especiais (UCE), Emergência Adulto – Eixo Vermelho, Obstetrícia, Clínica Cirúrgica Geral e Clínica Cirúrgica Vascular, além do Serviço de Higienização Hospitalar.

Equipe multiprofissional avalia inserção e manutenção de dispositivos em pacientes e utiliza boas práticas para redução de infecções

“É um feito muito importante, pois conseguimos reduzir o risco de mortalidade, os custos hospitalares, melhorando a alta em tempo oportuno”, ressalta o coordenador de enfermagem das UTIs 1 e 2 do HRN, Diego Pinheiro. Segundo o enfermeiro, foram elaborados protocolos guiados através de auditoria clínica com checklists de inserção e manutenção de dispositivos como o catéter vesical de demora. “Com esses protocolos e checklists, ficou bem mais criteriosa a inserção de dispositivos invasivos e facilitou a retirada. A taxa de utilização foi bem diminuída. Além disso, para os pacientes que se mantiveram com o catéter, existe um checklist de manutenção com várias boas práticas para que se tenha essa redução da infecção do trato urinário”, explica.

A paciente de Camocim, que fica a 125 km de Sobral, Luciana Oliveira de Queiroz Carneiro, 41, está internada na UTI Adulto e utiliza o catéter vesical de demora em seu tratamento. Segundo ela, os profissionais do HRN tomam todos os cuidados com os pacientes para evitar as infecções. “O atendimento daqui é incomparável. Só tenho elogios com a estrutura e com a equipe”, sinaliza.

A paciente Luciana Oliveira está internada na UTI Adulto e utiliza o catéter vesical de demora em seu tratamento

MarkExcellence

Para divulgar e premiar as melhores práticas na atenção ao paciente e redução de infecções, o HRN promoveu neste mês de agosto o MarkExcellence, organizado pelo Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente (Nugesp). O evento trouxe uma abordagem da experiência do HRN na gestão de indicadores referentes aos protocolos de segurança. Desde 2018, foram implantadas auditorias sistemáticas na busca por mais eficiência e qualidade no cuidado ao paciente.

Durante o evento, foram reconhecidos os serviços que apresentaram melhorias nos resultados que agregam valor à segurança dos pacientes. “O Hospital Regional Norte está em uma nova fase no cuidado com os pacientes na qual fazemos progressos significativos nos protocolos de segurança”, define o diretor-geral do HRN, Carlos Hilton Albuquerque Soares.

Evento Markexcellence trouxe uma abordagem da experiência do HRN na gestão de indicadores referentes aos protocolos de segurança e reconheceu os serviços que apresentaram melhorias nos resultados

O gerente do Nugesp do HRN, Kildery Teófilo, ressalta que os resultados positivos foram alcançados por meio de processos sistemáticos. São gerenciados 16 protocolos de segurança do paciente no HRN. Em 2018, foram implantadas as auditorias clínicas para avaliar a efetividade dos protocolos de segurança. “Somos um hospital acreditado com excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Os resultados alcançados são um desdobramento da excelência. Revisamos os processos de avaliação de conformidade com a realização de observações diretas com novos parâmetros”, explica.