Samu 192 Ceará orienta crianças na Cidade Mais Infância sobre práticas de socorro

25 de julho de 2023 - 17:01 # # #

Assessoria de Comunicação do Samu 192 Ceará
Texto: Marcela Belchior
Fotos: Cláudio Rocha e Marcela Belchior

Sensibilizar a população para a importância das ações de primeiros socorros e contribuir para formar cidadãos e cidadãs capazes de proceder corretamente em casos de urgência e emergência no dia a dia. Essa é a contribuição do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará) nas ações de reabertura da Cidade Mais Infância, realizada na última segunda-feira (24), no Centro de Eventos do Ceará. O equipamento integra o Programa Mais Infância Ceará e foi criado para estimular a criatividade de crianças de zero a 12 anos de idade, numa grande representação da vida nas cidades e sua relação com os equipamentos públicos. Marcado pela visitação do público externo, o evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas e do Superintendente do Samu 192 Ceará, Nilson Mendonça, entre outras autoridades.

Na ocasião, o Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Samu 192 Ceará instalou uma sala de emergência no hospital da Cidade Mais Infância, atuando na montagem e contribuindo para o funcionamento do equipamento. Membros do NEU desenvolveram ações de treinamento junto aos instrutores do programa e mobilizaram a criançada para cuidados básicos nas práticas de urgência, tudo de uma maneira lúdica e pedagógica, para que esse público cresça conhecendo o trabalho do Samu e a importância do atendimento precoce em situações de emergência.

Governador Elmano de Freitas acompanha ação de orientação do Samu 192 Ceará junto a crianças e instrutores do Cidade Mais Infância

Segundo o diretor de Educação Permanente do Samu 192 Ceará, Yuri Tavares, a pretensão é mostrar o Samu para a sociedade e oferecer conhecimento e suporte para que a população possa fazer o uso correto e adequado do serviço. “E a gente conseguir fazer isso desde a infância é essencial, porque, muitas vezes, a criança é a primeira a chamar ajuda, no caso de uma situação em que ela está sozinha em casa com um dos pais ou responsáveis, e este passa por uma situação de emergência”, afirma.

A instrutora do NEU, Paula Paixão, destaca que o Samu tem cultivado essa aproximação com a população cearense, mobilizando para as formas de como os cidadãos podem contribuir para o melhor atendimento aos pacientes. “Existe muita curiosidade, a população se sente instigada a aprender. É atenta, participa. E se pergunta: ‘o que eu posso fazer naquele momento?’ (até a chegada da ambulância do Samu). E nós levamos essas respostas para eles”, diz a enfermeira. 

Treinamento

O treinamento com a equipe do Samu 192 Ceará abrange desde o ensino do manejo de equipamentos até as instruções de como pedir ajuda e fazer o chamado junto às Centrais de Regulação. Uma das que recebeu orientações foi a recreadora Mariane Campos, conhecida na Cidade Mais Infância pelo apelido de Canguru. “O Samu trouxe todo o material, nos instruiu e ficou com a gente o tempo todo. Mostrou o que as crianças podem fazer e o que deve ser da responsabilidade de um adulto. Foi bem gratificante”, afirma.

O superintendente do Samu 192 Ceará, Nilson Mendonça, reforça que, além de levar assistência à saúde, através do atendimento ao paciente, o Serviço também tem um papel educativo. “O papel de levar o ensinamento das práticas de urgência aos leigos. Por exemplo, no atendimento ao paciente num momento de engasgo, de desmaio, ensinar o que deve ser feito”, indica. “Se a gente tem uma população que tem um conhecimento adequado do que fazer de imediato, e sempre acionar o Samu, ligando 192, a gente vai conseguir com que a vítima, o paciente, ganhe tempo até a chegada da nossa ambulância, da nossa equipe, para prestar o devido atendimento”, enfatiza.

Mendonça destaca, ainda, o Projeto Samuzinho, que promove a educação em primeiros socorros para crianças e adultos e que também marca presença nas ações previstas na Cidade Mais Infância. “Essas medidas educativas fazem a diferença, com certeza, e transformam aquela criança para que, no futuro, ela seja uma cidadã que possa ajudar a outro que precisa”, conclui o superintendente. Além da mobilização do público não especializado para as corretas práticas, o Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Samu 192 Ceará, opera junto a outras instituições, oferecendo capacitação, habilitação e educação continuada aos profissionais da saúde, em especial àqueles que atuam no próprio Samu.

O Samu 192 Ceará vai prosseguir com a ação entre instrutores e crianças até a próxima sexta-feira (28), na Cidade Mais Infância, localizada no Centro de Eventos do Ceará, sempre no horário das 16h às 18h.