Recém-nascidos do Centro de Neonatologia do Hospital César Cals ganham primeira festa junina

29 de junho de 2023 - 10:50 # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Texto:Wescley Jorge
Fotos:Thiago Freitas

    Recém-nascidos ganharam roupas juninas na ação “Meu Primeiro Arraiá”

Ainda no clima junino, no dia dedicado a um dos santos do mês, São Pedro, na quinta-feira, 29, os recém-nascidos do Centro de Neonatologia do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará, vivenciaram uma das festas mais tradicionais do Nordeste. Eles participaram do “Meu Primeiro Arraiá”, ação voltada também para o estreitamento e fortalecimento do vínculo entre pais e bebês, bem como com a equipe multiprofissional.

Até as incubadoras foram decoradas para o “Meu Primeiro Arraiá”

Foi feita a ambientação da unidade, além de decoração das incubadoras e entrega de lembrancinhas aos pais. “A equipe de Enfermagem pensou em fazer esse momento. Uma de nossas enfermeiras fez as roupinhas, os adereços, a decoração”, revela Vitória Régia Campos, coordenadora de Enfermagem Neonatal.

Além das roupas, adereços deram mais cor ao momento junino dos bebês da UTI Neonatal

Após montada a ambientação e os bebês estarem preparados, com roupinhas estampadas e com xadrez, alusivas à data comemorativa, eles foram fotografados numa sessão especial, com a participação dos pais. As fotos foram impressas e entregues às famílias. A ideia é que as imagens sejam guardadas para, no futuro, os pais mostrarem aos seus filhos. Uma lembrança de um período delicado, mas que foi suavizado por momentos de emoção, alegria e descontração, em meio à rotina de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Os pais fizeram parte da atividade e receberam uma lembrança do momento

Com a filha nascida no dia 22 de junho, Karine dos Santos Holanda, 33, dona de casa e moradora de Fortaleza, estava realizada e feliz com a ação. “Para mim, foi ótimo, foi muito prazeroso ver a minha filha no primeiro arraiá dela. Se Deus quiser, em breve sairá daqui. Mesmo aqui dentro (UTI Neonatal), mas um momento único. Estou me sentindo realizada mesmo”, declarou. O pai também não segurou a emoção. “Foi emocionante demais. Nossa filha, graças a Deus, é uma guerreira e está dando tudo certo”, confirmou Felipe Paulo Evangelista, 37. Os dois são pais de Ana Liz dos Santos Evangelista, de apenas sete dias de nascida. A pequena está sendo cuidada na UTI Neonatal do HGCC.

Foi trabalhado o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos, além de profissionais

“Essa atividade aumenta e fortalece o vínculo e aproxima mais a família dos profissionais. Esse momento proporciona algo diferente, vai além do cuidado técnico”, explica Campos. É o que confirma a enfermeira diarista, Mary Hanna Carneiro Bezerra, sobre o sentimento dos pais. “Eles ficam mais felizes e animados, se emocionam. Muda o clima na UTI”, finaliza.