Junho Violeta: HRC promove palestra de conscientização sobre a violência contra o idoso

29 de junho de 2023 - 10:33 # # # #

Assessoria de Comunicação do HRSC
Texto e fotos:Cícero Dantas

  Serviço Social do HRC realizou palestra de conscientização sobre violência contra os idosos

No mês de conscientização sobre a violência contra o idoso, conhecido como Junho Violeta, o Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará, realizou palestra educativa na última terça-feira (27) para colaboradores e acompanhantes de pacientes.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência Contra à Pessoa Idosa, com o objetivo de serem preservados os direitos desses cidadãos. De acordo com a Coordenadora do Serviço Social do HRC, Amanda Sefora Leite, o objetivo da campanha foi democratizar a informação, para que tanto profissionais quanto acompanhantes possam identificar atos de violência.

“As ações do Junho Violeta foram pensadas como forma de democratizar as informações a respeito da temática para acompanhantes, familiares e colaboradores para que cada um possa identificar atos de violência, por muitas vezes, enraizados e naturalizados no nosso dia a dia. Entre eles, podemos citar, a violência física, a sexual, a econômico-financeira e patrimonial e a psicológica, por exemplo”, afirmou Amanda.

Palestra educativa foi realizada na última terça-feira (27) para colaboradores e acompanhantes de pacientes

Durante todo o mês de junho, o Serviço Social do HRC realizou ações voltadas para a temática. “Realizamos reuniões, panfletagem e palestras com os profissionais do Centro de Referência do Idoso, para que possamos atingir um número maior, tanto de acompanhantes quanto de profissionais, para que eles se tornem cidadãos conscientes, para que possam identificar essas violências e, consequentemente, realizarem os encaminhamentos necessários”, concluiu a coordenadora.

Natália Pereira da Rocha foi uma das acompanhantes de paciente que assistiu a programação. Para ela, o amor e carinho sempre serão o melhor caminho no trato com a pessoa idosa. “A palestra foi muito importante para expor como devemos tratar os idosos. Precisamos de amor para nossos idosos, eles têm muito a ensinar, precisam de um zelo maior. Precisamos estar do lado, respeitando sempre”, comentou.