Sesa debate “Regulação dos Sistemas de Saúde” em Seminário Internacional de Atenção Especializada ao SUS

27 de junho de 2023 - 09:59 # # #

Texto:Levi Aguiar
Foto:Divulgação

Seminário Internacional de Atenção Especializada no SUS ocorre na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) participou do Seminário Internacional de Atenção Especializada no Sistema Único de Saúde (SUS), nesta segunda-feira (26), em Brasília. O objetivo do evento é discutir caminhos e identificar experiências que propiciem a construção dos eixos centrais da Nova Política de Atenção Especializada. As discussões, que seguem até esta terça-feira (27) podem ser acompanhadas remotamente pelo Portal da Inovação na Gestão do SUS.

O coordenador da Regulação dos Sistemas de Saúde da Sesa, Breno Novais, esteve presente no evento para debater sobre Regulação Assistencial e Telessaúde na Secretaria de Estado da Saúde do Ceará. “A estruturação do serviço de telessaúde foi desenhada pensando em alguns vazios assistenciais. Nosso trabalho avançou no uso das tecnologias integrando um sistema de cuidados para a população cearense”, informa.

Ele disse ainda que o núcleo de Telessaúde da Sesa teve início em 2017, com cinco especialidades (dermatologia, hematologia, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia). “Durante os seis anos, nós expandimos esse número para quatro categorias com mais 25 especialidades dentro da nossa telerregulação”, explica.

A mesa de debate da tarde da última segunda-feira tratou sobre a regulação assistencial trazendo experiências do Ceará, de Recife e de Belo Horizonte, além dos resultados do Estudo sobre Modelos de Regulação em Saúde realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Durante a exposição, o Breno Novais evidenciou os processos de regionalização da saúde e a estrutura de atuação da Sesa, dentro das redes primária, secundária e terciária. “O Governo do Estado tem como prioridade fazer uma regionalização dos atendimentos, fazendo com que os serviços sejam prestados o mais perto possível da residência dos pacientes, considerando a grandeza que é o nosso Estado”, disse.

O coordenador destacou ainda a atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), tem 100% de cobertura no Estado. “O Governo do Estado banca a maior parte dos recursos destinados para o Samu Ceará, junto ao Governo Federal e municípios. Nosso serviço é único e presente em 183 municípios do Ceará”, finaliza.

O seminário está organizado em quatro mesas e segue até esta terça-feira (27)

O seminário está organizado em quatro mesas e conta com a participação da Ministra da Saúde, Nísia Trindade. A primeira contou com a participação de quatro sanitaristas para contextualizar os desafios da Atenção Especializada após a pandemia.

Neste segundo dia (27), estão sendo apresentadas experiências em saúde digital e inovação na Atenção especializada. Por fim, durante o encerramento do evento, serão debatidos os temas de gestão do trabalho e da educação na saúde para a formação de profissionais da assistência especializada.