Saúde do Ceará participa de Oficina Regional de Planejamento na Bahia

14 de junho de 2023 - 15:25 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Ariane Cajazeiras

Gestores e representantes da área técnica da Saúde do Ceará estiveram presentes na Oficina Regional Nordeste de Planejamento da Área de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), promovida pelo Ministério da Saúde, nos últimos dias 12 e 13 de junho, em Salvador.

Estiveram no evento, representantes da Secretaria da Saúde do Ceará; Escola de Saúde Pública do Ceará, Iguatu e Sobral; Superintendência Estadual do Ministério da Saúde; Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE) e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS/CE).

A Oficina Regional tem a proposta de reunir gestores, trabalhadores e representantes do controle social que atuam nas áreas de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (GTES) para iniciar o processo de elaboração e execução dos Planos Estaduais de GTES 2024-2027. Promovida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), a série de eventos acontece em cinco cidades brasileiras desde o início do mês de junho. Os próximos estão marcados para os dias 21 e 22, no Rio de Janeiro (RJ), e 28 e 29 em Curitiba (PR).

Nas oficinas, estão sendo discutidas as experiências de planejamento das áreas de GTES, a partir dos relatos dos estados, além de serem levantados os problemas e definidas prioridades que irão compor os Planos Estaduais de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PEGTES), a serem elaborados pelos estados em alinhamento ao Plano Estadual de Saúde.

Planejamento Participativo

A iniciativa busca consolidar o processo de planejamento participativo, construído de forma ascendente, coletiva e compartilhada, agregando os diversos atores do campo do trabalho e educação na saúde no âmbito nacional, estadual e municipal.

A programação foi composta pela apresentação do processo de planejamento proposto pelo Ministério da Saúde. Também foram discutidas as experiências de planejamento das áreas de GTES, a partir dos relatos dos estados, além de terem sido levantados os problemas e definidas prioridades que vão compor os Planos a serem elaborados regionalmente.

Estão previstas, ainda, ações de formação, com a realização do Curso Nacional de Planejamento da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e a disponibilização de um Guia de Planejamento da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no âmbito estadual e municipal do Sistema Único de Saúde (SUS).