ESP/CE prorroga até 30 de junho inscrições para cursos gratuitos voltados à Saúde Mental

7 de junho de 2023 - 12:14 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto:Daniel Araújo
Arte gráfica: Rafael Medeiros

As inscrições para as novas turmas da trilha de formação do programa Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial: Avaliação, Manejo e Seguimento nos Territórios (Smaps) foram prorrogadas até o dia 30 de junho. Ofertado de modo pioneiro pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o projeto disponibilizará, neste ano, cerca de 2 mil vagas para profissionais de nível superior da área da saúde e afins.

Podem participar das capacitações trabalhadores da rede pública ou suplementar que atuam na Atenção Primária (Estratégia Saúde da Família ou Núcleo Ampliado de Saúde da Família) ou na Rede de Atenção PsicossocialCentros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades de Acolhimento (UAs), hospitais, ambulatórios, emergências e outros equipamentos relacionados.

O Smaps prevê a oferta de três cursos com cargas horárias de 60 horas (Introdutório; Clínico Básico 1 – Depressão e Suicídio/Automutilação; e Clínico Básico 2- Psicoses e outros problemas importantes de Saúde Mental); e um curso de 80 horas de duração (Clínico Avançado 1 – infantil). Há ainda a previsão de lançamento do Clínico Avançado 2 – Álcool e Substâncias até o fim de 2023.

O ambiente de aprendizagem do módulo introdutório já está disponível na plataforma ESP Virtual para os inscritos deferidos. Ao todo, 615 profissionais estão aptos a iniciar as atividades formativas. Segundo a equipe pedagógica do curso, pelo menos 41 pessoas tiveram as inscrições indeferidas. Os candidatos, no entanto, ainda podem reenviar os dados e realizar um novo cadastro até o fim do novo prazo de inscrições.

“Os candidatos precisam fazer o envio do formulário de inscrição pelo computador ou notebook para que possam fazer o upload do documento comprobatório de nível superior completo. O formulário não aceita cadastros feitos via celular, por exemplo”, orienta André Tavares, coordenador do Smaps.

As aulas serão realizadas de modo on-line e assíncrono. Os conteúdos contarão com videoaulas, estudos de caso e roteiros de simulação. Juntos, esses cursos compõem uma trilha de formação no campo da Saúde Mental e Atenção Psicossocial para a Atenção Primária com foco no modelo de apoio matricial.

O Smaps

Ofertada desde 2020 pela Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc) da ESP/CE e pela Coordenadoria de Políticas de Saúde Mental, Álcool e Drogas (Copom) da Sesa, a iniciativa se baseia nos princípios da saúde mental e da atenção psicossocial comunitária e territorial. Sua intenção é contribuir com o desenvolvimento de competências que fortaleçam a identificação, a avaliação, o manejo e o acompanhamento de pessoas com condições prioritárias em saúde mental e uso de substâncias, construindo modelos de cuidados colaborativos, escalonados e em rede de maneira interprofissional.

Serviço

Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps): Avaliação, Manejo e Seguimento nos Territórios
Inscreva-se
Mais informações: smaps@esp.ce.gov.br