Grávidas internadas no HRN ganham pintura gestacional em ação alusiva ao Dia das Mães

15 de maio de 2023 - 14:38 # # # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Texto e fotos: Teresa Fernandes


“Meu sonho era pintar a barriga. Eu via na internet e queria muito fazer também. Acho tão lindo, muito fofo”, celebrou Edinara Alves

Edinara Alves, 32 anos, está na 32ª semana de gestação à espera da terceira filha, Zayra. Internada na Clínica Obstétrica do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, a dona de casa realizou o sonho de receber uma pintura gestacional. Ela foi uma das pacientes que participou de uma ação promovida, na sexta-feira (12), por duas enfermeiras da unidade. “Meu sonho era pintar a barriga. Eu via na internet e queria muito fazer também. Acho tão lindo, muito fofo”, celebrou Edinara.

A iniciativa faz parte da programação do Dia das Mães, que também contará com a Liga de Dermatofuncional, nesta segunda-feira (15). O HRN é um equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).


A iniciativa faz parte da programação alusiva ao Dia das Mães promovida às gestantes acompanhadas na HRN

Luena de Oliveira, 26 anos, está grávida de 33 semanas. “Estou achando tudo muito bonito e o bebê está mexendo bastante”, comentou animada. Paciente da assistência pré-natal da instituição por ter comorbidades como diabetes gestacional, ela elogiou a atividade. “Para mim, o HRN é o melhor hospital de Sobral”, disse.

A pintura gestacional consiste em desenhos de bebês, laços, carrinhos, bichos de pelúcia e outras imagens que remetem ao universo infantil feitos na barriga das gestantes. O objetivo é criar um “momento leve, lúdico e que traga boas lembranças”, como definiu a enfermeira obstétrica do HRN, Nataline Oliveira.


“Estou achando tudo muito bonito e o bebê está mexendo bastante”, comentou Luena de Oliveira (à direita)

Segundo a profissional, as ilustrações são feitas com maquiagem e uma tinta hipoalergênica à base de água, especial para a pele, e saem em uma lavagem simples. E para completar o momento, as futuras mães receberam, também, figurinos cuidadosamente higienizados.

Oliveira ressalta que também se trata de um momento leve e descontraído. “O toque estimula os bebês e é relaxante para a grávida. A arte gestacional também remete à história dessas mães”, destaca. As pacientes que participaram da ação são as que estão com quadros clínicos estáveis.