Dia das Mães no Hospital César Cals: ações de humanização celebram a data

10 de maio de 2023 - 18:42 # # # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Arte gráfica: Thiago Freitas

Com a aproximação do segundo domingo de maio, dia dedicado às mães, as homenagens estão por todos os lugares. No ambiente hospitalar não é diferente. As mães internadas no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) – equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) –, ou em cuidados com os filhos na Unidade Neonatal terão a oportunidade de participar de atividades para celebrar a data nesta sexta-feira (12), a partir das 9h30.

Da programação, constam a produção de fotos com os bebês e suas mães; a entrega de cartas, como se fossem dos próprios filhos; e a realização de mais uma edição do Recriar-se. O grupo, que ensina e conversa com as mulheres sobre autocuidado e maternidade, terá uma edição especial. Na ocasião, haverá ainda uma sessão de meditação e relaxamento.

A assistente social residente, Luiza Ruth Assunção Vasconcelos, diz que as atividades foram pensadas para promover momentos de fortalecimento, apoio e orientação às mães. “A gente vai trabalhar, de forma humanizada, o reconhecimento da maternidade no sentido que é atribuído ao ser ‘mãe’ e também ser mãe de bebês prematuros“, destaca.

As ações serão conduzidas pelos integrantes da Residência Multiprofissional do HGCC e pretendem envolver pacientes, acompanhantes e colaboradoras.