Saúde do Ceará reafirma compromisso com a população durante XX Congresso do Cosems

24 de abril de 2023 - 16:50 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Raiane Ferreira

Evento, realizado de 20 a 22 de abril, em Fortaleza, reuniu cerca de 500 pessoas

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reafirmou seu compromisso com diversos temas emergentes na área ao longo dos três dias de atividades do XX Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado (Cosems/CE). O evento, realizado de 20 a 22 de abril, reuniu cerca de 500 pessoas no Gran Mareiro Hotel, em Fortaleza – entre estudantes, profissionais e gestores de todo o Brasil.

Presente nos dois primeiros dias de programação, a titular da pasta, Tânia Mara Coelho, ressaltou a responsabilidade da Sesa diante do cuidado com os cearenses por meio de múltiplos eixos. “Nós, que ocupamos cargos de gestão, temos uma importante missão: transformar a vida das pessoas”, disse.

A participação da Sesa incluiu a distribuição e a apresentação de materiais educativos sobre diversas temáticas, a exemplo da vacinação e da cobertura vacinal. Também estiveram em pauta assuntos relacionados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará), ao Núcleo de Fitoterápicos da Coordenadoria de Políticas de Assistência Farmacêutica e Tecnologias em Saúde (Copaf) e à Rede Estadual de Assistência à Saúde.

Em sua vigésima edição, o evento teve, como tema central, a “Regionalização como Estratégia Efetiva na Transversalidade da Atenção”

O coordenador do Núcleo de Ensino às Urgências (NEU) do Samu, Yury Tavares, explica que o foco do serviço durante o congresso foi compartilhar parte das práticas de treinamento em educação de primeiros socorros. “Essa é uma troca de experiência positiva. É uma oportunidade de a sociedade conhecer mais de perto nosso trabalho por meio dessas práticas”, completou o gestor.

Objetivos comuns

Tânia Mara também destacou o protagonismo do povo cearense no alcance de objetivos em comum. “São vocês, as pessoas, o diferencial do Ceará. Tenho muita esperança de que a gente consiga alcançar as metas estabelecidas. Contem com a Sesa como uma grande parceira. Juntos, somos um time para vencer”, assegurou.

A Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) também cumpriu intensa agenda de atividades dentro da programação do evento. Nos três dias, a autarquia estadual vinculada à pasta apresentou aos gestores, aos profissionais da Saúde e à sociedade tudo o que tem feito para potencializar, ainda mais, o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

Quem passou pelo estande pôde conferir as atividades desenvolvidas pela Escola nas áreas de Educação e Pesquisa em Saúde; Inovação e Tecnologias; Gestão em Saúde e Avaliações e Seleções.

Estande da ESP/CE reuniu, dentre outras atividades, ações em Educação e Pesquisa em Saúde

Para o superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, a instituição foi, durante sua participação no congresso, um espaço plural de diálogo e prospecção de parcerias. “Essa é uma relação que precisa ser ampliada a cada dia. É para esse público e para esses profissionais que a gente trabalha e se qualifica todos os dias”.

XX Congresso do Cosems/CE

Em sua vigésima edição, o evento teve, como tema central, a Regionalização como Estratégia Efetiva na Transversalidade da Atenção. A programação incluiu mesas temáticas, oficinas, áreas de convivência e apresentações da Mostra Ceará Aqui tem SUS.