Saúde no Beco: HGCC leva ações de promoção da saúde para o Beco da Poeira, em Fortaleza

28 de março de 2023 - 15:41 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Arte gráfica: Josias Jeronimo


O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizará, nesta quarta-feira (29), mais uma edição do Saúde no Beco. A iniciativa ocorrerá no Centro Municipal de Pequenos Negócios – Beco da Poeira, em Fortaleza, das 9h às 12h.

Na ocasião, equipes da unidade vão oferecer os seguintes serviços: aferição de pressão arterial e de glicemia capilartestes rápidos para detecção de HIV, hepatites B, C e sífilis; aplicação de vacinas; avaliação nutricional e promoção da saúde bucal. Haverá, ainda, roda de conversa sobre prevenção dos cânceres de colo de útero e de mama, além de orientações gerais sobre cuidados em saúde.

O projeto busca alcançar a população que nem sempre procura assistência. “Trata-se de uma atividade extramuros do HGCC, em parceria com universidades conveniadas com a Sesa. O objetivo é levar mais saúde para permissionários e clientes do local, desenvolvendo e fortalecendo práticas de ensino”, afirma Afonso Ricardo Cavalcante, coordenador do Centro de Estudos do HGCC. “Assim, a gente também qualifica a formação de novos profissionais”, complementa o diretor-geral do equipamento, Antonio de Pádua Almeida Carneiro.

Segundo Jovino Mathias dos Santos Bisneto, administrador do centro comercial, os permissionários estão ansiosos e empolgados para receber os serviços. “Isso vai ser muito benéfico para todos”, comemora.

Participam da estratégia as universidades Federal do Ceará (UFC), Estadual do Ceará (Uece), de Fortaleza (Unifor), da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), além dos Centros Universitários Fametro (Unifametro) e Estácio do Ceará e Christus (Unichristus).