Bebê resgatado pelo Samu Ceará e encaminhado para o HRN ganha peso para alta

Assessoria de Comunicação Samu 192 Ceará | HRN
Texto: Fátima Holanda e Teresa Fernandes
Foto: Teresa Fernandes e Divulgação/Samu 192 Ceará

Juliana Pereira deu à luz o filho em casa, em Sobral; recém-nascido é acompanhado pela equipe da unidade hospitalar

Nascido há menos de um mês, o pequeno Nallyson já tem uma longa história na luta pela vida. A mãe do bebê, a dona de casa Juliana Pereira do Nascimento, de 24 anos, sentiu as dores do parto na madrugada do domingo de Carnaval, 19 de fevereiro. O menino nasceu no banheiro de casa, no bairro Sumaré, em Sobral. Em seguida, por volta das 3h, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará foi acionado para atender ao chamado. Depois, os dois foram encaminhados ao Hospital Regional Norte (HRN), onde o filho continua em recuperação para ganhar peso.

Era a primeira gestação da jovem. Com 37 semanas, Juliana começou a apresentar sangramento vaginal e dores pélvicas, entrando em trabalho de parto. Quando o condutor socorrista Renato Costa (na foto ao lado, à direita) e o técnico em Enfermagem Erivaldo Sousa (na foto, à esquerda), ambos do Samu 192 Ceará, chegaram ao local, encontraram o recém-nascido ainda acoplado à placenta.

“Iniciamos a assistência seguindo os protocolos básicos. O bebê já se encontrava em parada cardiorrespiratória; não tinha pulso central nem resposta motora. Iniciamos o atendimento ainda na residência e realizamos as manobras no trajeto até o HRN, unidade referência na região para este caso, onde o quadro foi revertido”, relata Sousa.

“O menino chegou grave ao hospital, mas respondeu bem à terapêutica”, complementa a médica neonatologista Renata Freitas. Nallyson somava apenas 2,1 kg.

Juliana afirma nunca ter imaginado que o parto seria vaginal e em casa. Em decorrência da posição do bebê, a jovem previa uma cesárea. “Mas todo o cuidado das equipes foi maravilhoso. Só encontrei anjos naquela noite. Se pudesse, eu daria nota mil”, avalia.

Reencontro

Além de atuar no serviço pré-hospitalar, o técnico em Enfermagem Erivaldo Sousa trabalha no HRN. No dia 27 de fevereiro, quando estava de plantão na unidade, encontrou Juliana. “Ela chorou bastante e agradeceu quando me viu. É um momento como esse que dá energia e recarrega as baterias para a gente continuar cuidando das pessoas. Cada atendimento é único, pois nunca sabemos qual será o próximo e a complexidade dele”, pontua.

O Samu 192 Ceará e o HRN são vinculados à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e geridos pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde) e pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), respectivamente.