Casa de Cuidados do Ceará capacita 20 cuidadores de pacientes

7 de março de 2023 - 09:52 # # # # #

Assessoria de Comunicação da CCC
Texto: Radene Fortaleza
Foto: Divulgação/CCC


Profissionais receberam certificado

A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), promoveu, na última semana, capacitação para quem dá assistência a pacientes em cuidados especiais. A segunda edição do curso reuniu 20 pessoas e focou na segurança do paciente no retorno ao lar, a fim de evitar novas hospitalizações.

“São pessoas dependentes de cuidados especiais e que precisam realmente de um cuidador com algum conhecimento técnico em saúde, para que não haja intercorrência ao levar esse paciente para casa, proporcionando segurança e mais qualidade de vida”, avalia a diretora do equipamento, Úrsula Wille Campos.

A iniciativa é voltada exclusivamente para cuidadores com de 18 anos ou mais de pacientes assistidos pelo Seviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Casa ou internados na própria estrutura, em Fortaleza. “Estamos capacitando essas pessoas para atuarem na profissão, pois grande parte delas tem a função como ocupação principal. Esperamos que eles adquiram mais conhecimento técnico e que tenham certificação para comprovar sua experiência”, diz a coordenadora de Fisioterapia da CCC e uma das idealizadores do curso, Aryadne de Oliveira Marques.

José Gonçalves da Costa fez o treinamento para qualificar os cuidados com o sogro, mas, durante as aulas, ele percebeu a vontade de seguir na profissão. “Essa é a minha vocação. Vou colocar em prática tudo que aprendi no curso, sem medo. Antes, eu tinha receio de fazer alguma coisa errada, mas agora me sinto mais seguro para cuidar dele e de quem precisar de mim”, afirma.