Programa de Residência do HRN forma três especialistas e acolhe 13 novos médicos

2 de março de 2023 - 15:09 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Texto e fotos: Teresa Fernandes


Unidade possui residência nas áreas de Gineco-obstetrícia, Medicina Intensiva, Clínica Médica, Pediatria e Medicina de Emergência

O Programa de Residência Médica no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, formou três novos especialistas em Medicina Intensiva e Clínica Médica. Na quarta-feira (1º), houve o acolhimento de 13 médicos em novo ciclo. A iniciativa é da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). Ambas as instituições são vinculadas à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

O HRN, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), possui especialidades nas áreas de Gineco-obstetrícia, Medicina Intensiva, Clínica Médica, Pediatria e Medicina de Emergência.

Segundo o coordenador do Centro de Estudos da unidade, as residências são imprescindíveis para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão em Saúde. Além disso, a qualificação impacta no atendimento prestado aos cidadãos. “O Hospital Regional Norte, como estrutura de nível terciário, é cenário de formação desses profissionais. É uma via de mão dupla; é importante para o hospital e para os estudantes”, avalia.

Egresso da residência, o médico intensivista Carlos Eduardo Rodrigues Amorim (na foto, o segundo da esquerda para a direita), de 31 anos, permaneceu no Programa como supervisor da área de Terapia Intensiva.

“A Medicina Intensivista é uma área que eu queria muito me especializar”, enfatiza. Ele pretende seguir com as sessões clínicas de terapia intensiva que já participava como aluno.

Além de Amorim, concluíram o processo formativo nesta turma as médicas Gessyka Marco Leonidas Fontenele e Flávia Luz Sousa, ambas em Clínica Médica.

A médica Débora Rodrigues, de 33 anos, conhece bem o HRN. Ela foi enfermeira no hospital, saiu para concluir a faculdade de Medicina e agora retorna como residente em Clínica Médica. “É uma área fundamental para o conhecimento da Medicina”, diz.

Ampliares

A Residência Médica do HRN integra o Programa Ampliares – Ampliação e Regionalização das Residências em Saúde. A primeira turma no equipamento foi ofertada em 2021. A proposta é qualificar a força de trabalho da Saúde no interior cearense.