ESP/CE conclui primeira turma de Aperfeiçoamento em Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção

24 de fevereiro de 2023 - 15:01 # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Deborah Muniz


Foram capacitados fisioterpeutas, terapeutas ocupacionais e médicos

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), encerra, neste sábado (25), as atividades da primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento em Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPMs). Ao todo, 27 profissionais participaram da capacitação, iniciada em novembro de 2022.

A formação é destinada, prioritariamente, a fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e médicos de 22 policlínicas da rede estadual da Saúde e de seis Centros Especializados em Reabilitação atuantes nos setores de prescrição e concessões de OPMs.

A iniciativa, segundo a coordenadora do curso, Lucileide Araújo, foi pensada a partir de uma articulação entre a ESP/CE e a Sesa para tornar esses profissionais aptos a atuar com autonomia e competência na prescrição, na concessão, na adaptação e nas orientações para o uso dos dispositivos.

“Essa capacitação vai permitir a esses profissionais estarem realmente habilitados a fazer uma prescrição adequada e uma orientação dos processos de pré e pós-protetização”, afirma.

O curso encerra sua agenda de atividades com a apresentação dos grupos formados pela turma. Nessa devolutiva, os participantes vão compartilhar diferentes planos de ação construídos durante o treinamento. Por meio desses projetos, poderão contribuir diretamente para a articulação dos serviços de média e alta complexidade dos níveis básico e secundário de atenção em saúde.