Auxiliar de Serviços Gerais: uma missão que vai além da limpeza

22 de fevereiro de 2023 - 14:32 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Rede Sesa
Textos: Ariane Cajazeiras, Bruno Brandão, Daniel Araújo e Evelyn Barreto
Fotos: Bruno Brandão, Evelyn Barreto e Raiane Ferreira


“As pessoas chegam de todas as formas aqui e eu sempre estarei preparada para recebê-las com um sorriso acolhedor”, garante Alzeni Vicente Freire

Limpeza e higiene são sinônimos de bem-estar, por isso, a função do auxiliar de Serviços Gerais é essencial em todos os equipamentos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Neste 22 de fevereiro, comemora-se o dia do profissional que, com competência e dedicação, reforça a segurança sanitária de colaboradores e pacientes.

No Nível Central, Alzeni Vicente Freire, de 41 anos, chamada carinhosamente de “Loira”, afirma que seu trabalho vai além da assepsia dos espaços, é também acolhimento. “A gente tem de estar bem para receber quem entra e sai do banheiro”, comenta. Segundo ela, a atenção vai desde a manutenção do ambiente, aos cheiros, à disposição de papel e à decoração. “As pessoas chegam de todas as formas aqui e eu sempre estarei preparada para recebê-las com um sorriso acolhedor”, garante.

Na Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), Francisco Fábio, de 57 anos, é reconhecido pela simpatia e pelo riso fácil. Ele iniciou na autarquia há quase três anos, quando foi contratado para substituir um colaborador de férias e acabou ficando de forma definitiva.


Na ESP/CE, Francisco Fábio, de 57 anos, é reconhecido pela simpatia e pelo riso fácil

“As pessoas aqui são boas e se tratam com muita cortesia. Claro que, para além do relacionamento pessoal, procuro dar o meu melhor na execução das tarefas diárias. É na união disso tudo que posso dizer que sou uma pessoa feliz onde estou”, relata Fábio, que também encanta os colegas com seu talento para tocar violão.

Paixão pelo que faz

Maria das Neves de Brito, de 45 anos, está há cerca de cinco anos como auxiliar de Serviços Gerais do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Sesa administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). Apaixonada pela profissão, recorda que sentiu medo de trabalhar em um equipamento de saúde, mas foi surpreendida pelas amizades que construiu. “Achei que não ia me adaptar e pensei em desistir. Quando cheguei, tive três dias de treinamento e me identifiquei bastante. Sempre trabalhei sozinha como diarista, e aqui comecei a ter outros colegas. Sou muito grata por viver isso”, afirma.


Apaixonada pela profissão, Maria das Neves recorda que sentiu medo de trabalhar em um equipamento de saúde, mas foi surpreendida pelas amizades que construiu

A coordenadora do setor de Higienização, Wanessa Barroso, destaca que Maria das Neves é um exemplo. “Ela veste a camisa, tem uma ótima qualidade técnica e o mais importante: é empática com a equipe e com os pacientes. É uma referência“, elogia.