Novos leitos de UTI Neonatal e serviço de tomografia beneficiam 11 municípios da região de Inhamuns

7 de fevereiro de 2023 - 16:31 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Texto: Isabella Campos
Fotos: José Wagner


Governador Elmano de Freitas e a titular da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, foram ao Hospital São Lucas, referência para 300 mil pessoas, inaugurar novos atendimentos

Mais investimento na rede de saúde para o povo cearense. Desta vez, para reforçar os cuidados com 300 mil habitantes de 11 municípios. A população da região de Inhamuns será diretamente beneficiada pela entrega, a partir dessa segunda-feira (6), dos novos serviços de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e de Tomografia do Hospital São Lucas.

A estrutura, situada em Crateús, foi adquirida pelo Estado em 2021 e é gerida pela Sociedade Beneficente São Camilo. Na ocasião, com a presença do governador Elmano de Freitas, da secretária da Saúde do Ceará (Sesa), Tânia Mara Coelho, e de outras autoridades, também foi inaugurada a ampliação da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucinco).

“Com muito orgulho e muita honra, estamos em Crateús para essa inauguração tão importante para as famílias da região”, disse o chefe do Executivo estadual. “Uma mãe com gravidez de alto risco tinha de ir a Fortaleza ou a Sobral, e agora pode ser atendida aqui. É uma conquista histórica”, continuou.

Com dez leitos de UTI Neonatal e mais quatro novas acomodações na Ucinco, somando-se a outros seis já existentes, a entrega vai contemplar gestantes de alto risco e bebês prematuros. Além disso, o Centro de Imagem da unidade ganha reforço importante com as tomografias. Os exames, agora, são feitos no próprio hospital.

O equipamento é de atenção terciária, atendendo a casos mais complexos, e presta assistência aos municípios da Área Descentralizada de Saúde (ADS) de Crateús – Ararendá, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Quiterianópolis e Tamboril.

Segundo a titular da Sesa, as melhorias vão reduzir índices de mortalidade materna e infantil. “Estão sendo disponibilizados mais leitos de atenção intermediária e um tomógrafo para diagnósticos de diversas doenças. Então, ganha a população de Crateús e de toda a região”, pontuou.

O diretor do Hospital São Lucas, Marcos Granemann, também reconheceu a importância de aperfeiçoar os atendimentos de maior complexidade. “É um grande avanço poder manter pacientes com esse perfil aqui na região, sem precisar de transferências para Sobral ou Fortaleza, ajudando a desafogar as demandas nessas cidades”.

Investimento

O Governo do Ceará investe, mensalmente, cerca de R$ 1,4 milhão na unidade de Crateús, por meio da Política de Incentivo Hospitalar (PIH), para custeio das UTIs Adulto e clínicas Médica e de Cirurgia Geral, e dos setores de Pediatria, Obstetrícia e Neonatologia. Com a inauguração dos novos serviços, o investimento mensal salta para mais de R$ 1,8 milhão.

Durante o evento, Elmano de Freitas relembrou o momento da crise sanitária de covid-19, cenário de aquisição do hospital pelo poder público, e exaltou o trabalho dos profissionais da Saúde da linha de frente. “Sempre muito obrigado a todos os profissionais da Saúde que salvaram tantas vidas na pandemia e continuam a salvar no seu dia a dia profissional”.

Em 2022, o Hospital São Lucas somou 38.535 atendimentos de pronto socorro, 9.066 internações, 6.100 cirurgias e 154.325 exames de diagnóstico.