Nos 15 anos do Samu 192 Ceará, 20 novas ambulâncias chegam para renovar frota

31 de janeiro de 2023 - 16:09 # # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Texto: Larissa Falcão
Fotos: José Wagner, Thiago Gaspar e Helene Santos
Infográfico: Yuri Leonardo


Dos novos veículos, 16 são do tipo Unidade de Suporte Avançado e quatro, de Suporte Básico 

Atuando há 15 anos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, o médico intervencionista Gilson Melo afirma ser na rua, perto do cidadão, que ele se sente realizado profissionalmente. Para apoiar trabalhadores como Gilson e garantir assistência ágil e de qualidade aos cearenses, o governador Elmano de Freitas entregou, nesta terça-feira (31), em Fortaleza, 20 novas ambulâncias ao órgão da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Na ocasião, participaram a vice-governadora Jade Romero, a titular da Sesa, Tânia Mara Coelho, além de profissionais da área e demais autoridades.

“Eu me sinto feliz por ter a oportunidade de atuar no Samu Ceará desde o primeiro dia, em 2008. Já estive em todos os setores, na Regulação, na parte de Ensino e Educação, na gestão, mas nunca deixei a rua, porque é lá onde vejo uma maior necessidade de qualificação para assistir as pessoas. Agradeço demais as novas ambulâncias; são bem equipadas para a gente prestar atendimento de excelência”, avaliou Melo.


Gilson Melo é médico intervencionista do Samu Ceará há 15 anos

Dos novos veículos da frota, 14 são do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel, e foram comprados pelo Governo do Ceará. As outras seis ambulâncias foram adquiridas pelo Ministério da Saúde, sendo duas USAs e quatro do tipo Unidade de Suporte Básico (USB).

Ao relembrar a implantação do Samu em todo o Brasil, o governador defendeu a importância de investimento contínuo para ampliar a estrutura e valorizar os profissionais. “Com essa entrega, cobrimos 100% do território cearense (com exceção de Fortaleza, onde o Serviço é municipalizado). Temos o Samu com a maior cobertura do País”, disse.

Outras 35 ambulâncias ainda devem ser distribuídas pelas regiões do Estado. “Ter mais Samu representa mais condição de proteger a vida do povo cearense. São muitas vidas salvas e sofrimentos atenuados graças à atuação do Serviço. Nosso compromisso é fortalecer a instituição para continuar sendo a maior e melhor do Brasil”, continuou o chefe do Executivo.

 


Representando as equipes, os seguintes profissionais foram homenageados pelos serviços prestados aos cearenses: Raimunda Frota, Maria José de Almeida, Gerilandes do Nascimento, Marcelo Lomônaco, Gilson Melo Pinheiro e Francisca Rabel

O Samu Ceará teve início em 2008, atuando em 14 municípios. Em 2020, atingiu 100% do território cearense. Em 15 anos de atividade, foram atendidas mais de 538 mil ocorrências.

“Nós precisamos muito dos profissionais do Samu. Eles são altamente qualificados e prestam um serviço de qualidade. Nossas equipes realizam cerca de cem assistências diárias – três mil por mês. Nós só temos a agradecer”, complementou a secretária Tânia Mara.


Governador Elmano de Freitas e secretária Tânia Mara Coelho agradecem atuação de profissionais do Samu Ceará

Desde abril de 2022, o Samu Ceará, sob gestão tripartite (federal, estadual e municipal), é gerido no Estado pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), órgão da administração indireta vinculado à Sesa. O que garante melhor eficiência administrativo-financeira e de gestão de pessoal.

Superintendente do Serviço, Nilson Mendonça Filho destacou os recentes ganhos da instituição. “Nós dobramos a frota de ambulâncias, com melhoria no monitoramento. Conseguimos ter avanços tecnológicos voltados para a assistência. Também conseguimos aperfeiçoar o tempo de atendimento à população”, pontuou.

Cobertura

Três Centrais de Regulação das Urgências (CRUs) – localizadas nos municípios de Eusébio, Sobral e Juazeiro do Norte – regulam 121 bases descentralizadas em todas as regiões cearenses. São 1.916 profissionais atuantes no Samu Ceará.

Marcelo Lomônaco é um deles. “É muito trabalho, dia e noite, não para. Temos de estar disponíveis para que tudo funcione. São 15 anos assim, e eu me sinto orgulhoso. O suporte da gente salva vidas”, reconheceu o analista de sistema.

O Serviço funciona 24 horas por dia com equipes multiprofissionais de saúde – formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de Enfermagem e socorristas

Ligue 192

Após a ligação feita ao 192, um médico regulador faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento. O profissional orienta a pessoa do outro lado da chamada sobre medidas que podem ser tomadas de forma imediata – como primeiros socorros ou instruções para imobilização da vítima, a depender da gravidade do caso.


Agilidade no atendimento prestado pelo Samu Ceará reduz riscos e chances de sequelas, além de óbitos

Em ocorrências mais complexas, o paciente é transferido em uma ambulância do tipo USA. O médico responsável comunica, então, a urgência ou emergência a hospitais públicos ou a Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h). O fluxo reduz riscos e chances de sequelas, além de óbitos.

A agilidade no socorro passa pelas mãos de condutores como a técnica em Enfermagem Claudevania Silva, atuante há nove anos no Samu Ceará. “Eu me emociono. É uma atividade que me deixa muito feliz pela importância que tem”.

Atuação do Samu Ceará

O Serviço atende a ocorrências de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo e armas brancas; de queda, choque elétrico, afogamento e intoxicação. Vítimas de infarto agudo do miocárdio (IAM), de acidente vascular cerebral (AVC) e de crises convulsivas, além de pacientes com insuficiência cardíaca e com crise diabética, também são assistidas pelo Samu Ceará.

Casos gineco-obstétricos, urgências psiquiátricas e transferências entre municípios de pacientes graves com necessidade de remoção em UTI móvel fazem parte, ainda, da atuação do Serviço.

Responsável por gerenciar a base de Maracanaú, a técnica em Enfermagem Janete Rocha ressalta o orgulho de trabalhar na instituição desde o começo. “Eu entrei quando o Ceará só tinha uma unidade. Hoje, temos o Estado inteiro contemplado com um serviço de excelência. Como servidora e pessoa que já precisou do Samu, posso afirmar, com toda a certeza do meu coração, que é gratificante fazer parte dessa história. No momento de maior necessidade, o cidadão encontrará uma equipe para atendê-lo”.

15 anos do Samu Ceará