Helv inicia treinamento sobre lesões por pressão a profissionais da assistência

30 de janeiro de 2023 - 17:06 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do Helv
Texto e fotos: Radene Fortaleza


Os profissionais participaram de uma dinâmica em que se colocaram no lugar do paciente para sentir os benefícios da redução da pressão

Aliviar os ferimentos na pele de pacientes acamados e orientar sobre a postura dos profissionais que cuidam deste público. É com esses objetivos que o Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv) iniciou um treinamento acerca das lesões por pressão durante a programação da campanha Mude de lado e evite pressão. A unidade faz parte da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e é gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).


Mais de 200 funcionários já foram contemplados, entre enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas que trabalham na UTI e nas clínicas médicas e cirúrgicas

A capacitação iniciou na quarta-feira (25) e segue até o dia 3 de fevereiro. Mais de 200 funcionários já foram contemplados, entre enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas que trabalham na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nas clínicas médicas e cirúrgicas.

“Foi uma formação vivencial em que os colaboradores se colocaram no lugar do paciente para sentir os benefícios da redução da pressão, e também na posição de profissional, de forma a perceber o conforto de realizar a mobilização na postura correta”, afirma Alessandra Mororó, enfermeira estomoterapeuta do Helv.


A capacitação iniciou na quarta-feira (25) e segue até o dia 3 de fevereiro

Para Winnye Pedrosa, enfermeira da Clínica Cirúrgica V, a experiência prática foi essencial para oferecer um serviço mais qualificado ao paciente. “É necessário um olhar humanizado àqueles que não conseguem verbalizar o incômodo de certas posições. Além disso, a campanha abrange também a equipe multidisciplinar, que foi ensinada a cuidar sem observar a ergonomia do processo”, ressalta.

Lesão por pressão

As lesões por pressão na pele são causadas pela interrupção da circulação sanguínea em um determinado local do corpo próximo de uma região óssea, aliadas a uma pressão contínua nesta mesma região. Os pacientes acometidos sofrem alterações clínicas e danos funcionais, aumento da dor e risco de infecções graves associadas a internações prolongadas e morbidade.

Campanha “Mude de lado e evite pressão”

Trata-se de uma campanha nacional proposta pela Sociedade Brasileira de Estomoterapia (Sobest), cujo propósito é reduzir as lesões por pressão por meio da conscientização da população e dos profissionais sobre este tipo de ferida muito comum em pessoas acamadas e impossibilitadas de mudar de posição.

“No Helv, a programação iniciou em novembro de 2022 e tem duração de um ano. Estamos realizando oficinas sobre as causas desse agravo, que é super desafiador. Vamos produzir informativos com orientações sobre os cuidados após a alta hospitalar. Também estamos ampliando o olhar para quem cuida, com instruções sobre a postura correta ao realizar esse procedimento e, assim, prevenir doenças ocupacionais”, explica Alessandra Mororó.