CCC retoma projeto “Sessão Pipoca” e pacientes vivenciam experiência de cinema

25 de janeiro de 2023 - 15:11 # # # # #

Assessoria de Comunicação da CCC
Texto: Márcia Catunda
Foto: Divulgação/CCC


Iniciativa havia sido suspensa durante o período mais crítico da pandemia de covid-19

A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), retomou o projeto Sessão Pipoca, no qual oferece a experiência do cinema a pacientes internados. A iniciativa havia sido suspensa durante o período mais crítico da pandemia de covid-19. “A ideia é promover inclusão e acolhimento por meio de uma atividade leve e prazerosa”, afirma a psicóloga Ariana Matias.

O projeto foi reativado em meio às ações do Janeiro Branco, movimento dedicado à construção e ao debate de temáticas sobre saúde mental

Além de pacientes, participam da sessão cuidadores como Ana Quésia Freitas. “É um momento de sair um pouco da rotina. Isso nos ajuda a descansar, a se divertir e se distrair. Eu gosto bastante”, avalia. 

Já foram exibidos os filmes Cabra da Peste, Antes de partir e Esqueceram de mim. O próximo título a ser reproduzido é Antes de partir, previsto para esta quinta-feira (26), às 15 horas. “Damos preferência a produções mais divertidas ou com mensagens de reflexão. É uma forma de complementar o tratamento deles aqui na Casa”, pontua a terapeuta ocupacional Nivea Barros. 

Outros projetos

Administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, a CCC mantém outros projetos de promoção da saúde física e mental. Dentre as iniciativas, estão: Pôr do Sol, no qual pacientes são levados a uma área externa da unidade para observar o fim do dia, e Sensações, cujo objetivo é proporcionar sentimentos de nostalgia por meio do paladar a quem está sob cuidados paliativos.