Profissionais do Samu Ceará são capacitados para uso de dispositivo intraósseo em pacientes

2 de dezembro de 2022 - 09:45 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do Samu 192 Ceará
Texto e fotos: Fátima Holanda

Médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará) participam, desde o mês de novembro, de treinamento sobre punção de acesso intraósseo. A formação ocorre gradualmente em todas as 20 bases polo do equipamento no Estado. O Samu é gerido pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde) e vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Usado para garantir rapidamente uma via de administração para medicações quando há dificuldade no acesso venoso periférico, o acesso intraósseo é um procedimento que se mostra ainda mais necessário em situações de emergência. O mecanismo é utilizado com eficácia numa situação crítica como uma parada cardiorrespiratória, choque hipovolêmico (onde há grande perda de sangue ou líquido) e séptico, queimaduras graves, estados epiléticos prolongados e desidratação intensa, principalmente em crianças.

O acesso intraósseo é usado para garantir rapidamente uma via de administração para medicações quando há dificuldade no acesso venoso periférico

“É uma satisfação estar neste momento de chegada do dispositivo ao Samu 192 Ceará. O acesso intraósseo é de extrema importância para o atendimento do paciente traumatizado e vai ajudar na garantia de uma melhor assistência na hora da urgência”, destaca o superintendente Nilson Mendonça Filho.

O dispositivo será disponibilizado nas 29 Ambulâncias de Suporte Avançado (USAs) do Samu 192 no Ceará. A previsão é de que até fevereiro de 2023, todos os profissionais já estejam aptos a realizar o procedimento. O aparelho está disponível em duas cores diferentes: vermelha, destinada ao uso em pacientes pediátricos, e azul, direcionada a adultos.

“É importante para a gestão a entrada desse dispositivo na rotina do Samu, pois promoverá uma maior presteza e um melhor atendimento à população cearense”, ressalta Mendonça Filho.

Confira o vídeo do treinamento: