Hospital Regional do Cariri recebe doação de obras de arte feitas por estudantes de escola em Juazeiro do Norte

1 de dezembro de 2022 - 14:46 # # # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HRC
Texto: Valéria Alves

A entrega das obras ocorreu com a presença do colegiado gestor do hospital, de representantes da escola, estudantes e pais

O Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), recebeu a doação de 15 obras de arte produzidas por estudantes do Colégio Objetivo, em Juazeiro do Norte. São pinturas e vasos que ficarão expostos permanentemente no refeitório da instituição, local onde colaboradores e acompanhantes têm acesso ao material.

A entrega ocorreu no auditório do HRC, em solenidade com a presença do colegiado gestor do hospital, de representantes da escola, estudantes e pais. Durante o evento, as crianças escolhiam na plateia um representante da unidade para receber a obra e a explicavam para o público, que ficou bastante emocionado. Os alunos receberam um cartão de agradecimento e participaram de um coffee break preparado para o momento.

Helena Chaves disse que se sentiu muito feliz em saber que estava fazendo aquilo para ajudar os pacientes

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo, Verônica Alves, o material produzido é resultado das aulas de arte, em que as crianças estudam artistas, biografia e fazem releituras inspiradas nos autores.

“Eles foram motivados a pintarem para pessoas que frequentam um ambiente onde a busca pela cura é constante. Conversamos com eles sobre como essas pessoas se sentiriam ao direcionar esse olhar para as obras deles”, explica a coordenadora. Uma das crianças é Helena Chaves Aragão de Albuquerque, de 11 anos. Ela disse que se sentiu “muito feliz em saber que estava fazendo aquilo para ajudar os pacientes e estava dando minha arte para quem precisava mais do que”.

“Todo mundo já ficou bastante emocionado com a beleza dos trabalhos e a pureza e sabedoria das crianças”, afirma Adélia Rocha, gerente de Nutrição

O refeitório foi escolhido para a exposição do material por ser um espaço onde as pessoas se reúnem para fazer suas refeições, conversar e descansar um pouco da rotina. Recentemente, o local passou por uma reforma e recebeu uma área verde, o que contribui para o relaxamento de colaboradores e acompanhantes.

“O recebimento das obras é uma continuidade desse projeto, que tem como objetivo trazer para o ambiente hospitalar aspectos que proporcionem bons sentimentos e boas sensações, e a natureza, a arte estão diretamente ligadas a essas sensações. Durante a entrega, todo mundo já ficou bastante emocionado com a beleza dos trabalhos e a pureza e sabedoria das crianças”, afirma Adélia Rocha, gerente de Nutrição do HRC.

“Ficamos emocionados com esse tipo de ação, principalmente por acreditarmos que, com sensibilidade, amor e arte mudamos o mundo”, destaca a diretora-geral Demostênia Coelho

Para a diretora-geral do hospital, Demostênia Coelho Rodrigues, foi uma honra receber essa doação, principalmente por terem sido feitas por crianças, trazendo à tona a emoção pela pureza de seus relatos e inspirações. “Recentemente, reinauguramos o nosso refeitório e essas obras vão abrilhantar ainda mais esse espaço de convivência tão importante. Ficamos emocionados com esse tipo de ação, principalmente por acreditarmos que, com sensibilidade, amor e arte mudamos o mundo”, destaca.