Hospital Regional Norte promove III Colóquio de Prevenção de Lesão por Pressão

22 de novembro de 2022 - 15:54 # # # # #

Texto e foto: Teresa Fernandes

O Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão, lembrado sempre na terceira quinta-feira de novembro, é uma data instituída para sensibilizar pacientes, familiares, profissionais de saúde e gestores sobre a importância do cuidado para evitar esse evento adverso – também conhecido por úlceras por pressão ou escaras. Em Sobral, nesta sexta-feira (25), o Hospital Regional Norte (HRN) iniciará o III Colóquio de Prevenção de Lesão por Pressão. A unidade pertence à rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e é administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

A programação ocorrerá a partir das 8h, com palestras no auditório do hospital. Para colaboradores do equipamento, as inscrições devem ser feitas até esta quarta-feira (23) – o link será encaminhado via canais de Comunicação Interna. Já para o público externo, o cadastro será feito de forma presencial, na recepção do HRN, mediante doação de um pacote de fraldas geriátricas G ou GG.

A primeira palestra terá como tema A experiência do Hospital Regional Norte na Prevenção de Lesão por Pressão e será ministrada pelo gerente do Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente (Nugesp) da unidade, João Kildery Silveira Teófilo. “O controle da lesão por pressão é um indicador de qualidade da assistência”, afirma Teófilo, destacando o perfil crítico e de alto risco de pacientes para o desenvolvimento de escaras.

Também haverá a entrega de certificados às unidades do HRN com melhores práticas na atenção ao paciente.

Estomaterapia

O evento contará com a abordagem de profissionais estomaterapeutas. A área é uma especialização da Enfermagem com foco em estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas e incontinência anal e urinária.

A estomaterapeuta do HRN Cláudia Galdino falará sobre Lesão por pressão: avaliação e tratamento. Segundo ela, as ações de prevenção das úlceras são práticas simples, mas que salvam vidas. “As lesões por pressão podem causar dor, amputações, infecções e até levar à morte do paciente”, ressalta.

Lesão por pressão: bases conceituais, Prevenção de lesão por pressão no paciente adulto e Prevenção de lesão por pressão em Pediatria e Neonatologia serão outros temas discutidos na programação por profissionais da Enfermagem/Estomaterapia.

Além do Colóquio, os colaboradores do HRN terão um ciclo de treinamentos a partir desta quarta (23). “Serão intervenções educativas em serviço sobre lesão por pressão”, antecipa Teófilo.

Prevenção

A lesão por pressão é um dano localizado na pele ou em tecidos mais profundos, podendo atingir músculos e ossos. Pessoas com limitação de movimento, restritas à cadeira ou à cama, por exemplo, podem ser acometidas por essas lesões. As úlceras trazem consequências negativas para o paciente, como dor, e para a assistência em saúde, aumentando o tempo de internação e, consequentemente, os custos com tratamento.