Unidade de AVC do HRN amplia atendimento à população de 55 municípios

28 de outubro de 2022 - 14:43 # # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Texto: Daniel Herculano
Fotos: Thiago Gaspar e Carlos Gibaja


Inauguração da estrutura ocorreu nesta sexta-feira (28)

O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, conta agora com um setor especializado para casos de acidente vascular cerebral (AVC). A unidade foi entregue pela governadora Izolda Cela e pelo secretário da Saúde, Carlos Hilton Soares, nesta sexta-feira (28). Já em funcionamento, a ala possui dez leitos para ocorrências de AVC Agudo, dez para AVC Subagudo e três ocupações para Enfermaria Clínica Cirúrgica.

A governadora pontuou a necessidade de ofertar um serviço 24 horas para atender a população de 55 municípios da região. “A implantação de uma unidade para tratamento de AVC é muito importante para cobrir a demanda de saúde de Sobral e de municípios do Norte cearense, garantindo a assistência necessária a pacientes com uma doença que é tempo-dependente”, disse.

Pessoas com sinais de AVC devem ser atendidas em até quatro horas e meia, tempo estabelecido por protocolos para que o quadro clínico seja revertido com o mínimo de sequelas.


Médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos compõem equipe multidisciplinar

O serviço funciona com neurologistas de plantão e equipe multidisciplinar treinada para as ocorrências. São oferecidos exames de imagem para identificar lesões, além de procedimentos com equipamentos e técnicas antes disponíveis apenas em Fortaleza.

O setor possibilitará acompanhamento mais rigoroso de pacientes, buscando reduzir tempo de internação e riscos de complicação clínica, o que promove reabilitação mais ágil.

“É um centro médico de extrema importância. Nosso HRN torna-se pioneiro com esse serviço de saúde tão essencial para a população”, reforçou Carlos Hilton Soares.

Os pacientes chegarão à unidade via Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará ou pela Emergência do próprio HRN.

“Recebemos um centro de cuidados para tratar pacientes em recuperação de AVC de forma adequada. Vamos fazer atendimentos que possam prevenir, reverter e recuperar ao máximo os pacientes propensos ao problema, uma das principais causas de morte no Brasil”, afirmou o coordenador médico da Unidade de AVC, Espártaco Ribeiro.

Tratamento especializado

A Unidade de AVC do HRN tem investimento mensal da ordem de R$ 1,7 milhão. O serviço vai proporcionar a implementação de procedimento de trombólise endovenosa, tratamento mais eficaz para o AVC isquêmico (85% de todos os casos) quando realizado nas primeiras quatro horas.