ExpoESP: em novembro, congresso de saúde reúne ciência, inovação e arte no Centro de Eventos do Ceará

27 de outubro de 2022 - 10:50 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Arte gráfica: Júlio Lopes

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) realiza, de 17 a 19 de novembro, a VIII ExpoESP, no Centro de Eventos do Estado, em Fortaleza. Com o tema Construindo um Sistema de Saúde Inteligente, o encontro científico reunirá pesquisadores, estudiosos, residentes, profissionais e trabalhadores da Saúde cearense e contará com palestrantes nacionais, mesas-redondas para debates, exposições e apresentações culturais, além da Feirinha Zen de artesanato e gastronomia.

Esta edição interrompe um hiato de dois anos – devido à pandemia de covid-19. A iniciativa busca oportunizar o compartilhamento de experiências e resultados, estimulando reflexões e propostas para a Educação, a Ciência, a Tecnologia e a Inovação, contribuindo, assim, para a construção de um sistema de saúde inteligente.

“A oitava edição da ExpoESP ocorre também como o nosso primeiro momento enquanto Instituto de Ciência e Tecnologia, reconhecimento que ampliou nossas áreas de atuação, principalmente, no campo da Inovação e da Inteligência em Saúde. Nosso desafio é fazer a Escola conhecida por todos. Então, nós teremos um evento de serviço para a população muito mais interativo”, explica o gerente de Pesquisa em Saúde da ESP, Jadson Franco.

Programação

Serão, pelo menos, 12 estandes e oito auditórios utilizados para apresentações de trabalhos de residentes em Saúde, palestras, rodas de conversas e exposições. A conferência magna sobre sistema de saúde inteligente terá a participação de Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e colunista do O Globo. No mesmo dia, a abertura será realizada pelo cantor Marcos Lessa.

Durante a programação, haverá espaços dedicados ao capacete Elmo, além de demonstrações de simulação em saúde para reanimação pulmonar; exposição do laboratório de vetores, reservatórios e animais peçonhentos; exposição de fotografias de profissionais da Saúde; Mostra de Saberes de Educação Profissional da ESP/CE; Seminário de Educação Permanente do Estado do Ceará; minicursos; oficina de Design Thinking; Simpósio de Simulação em Saúde; apresentação de trabalhos; dentre outras atividades. Veja toda a programação.

Entre as atrações confirmadas , estão a banda de pop rock O Verbo – que se apresenta na noite da sexta-feira (18), às 20h –, a Camerata da Universidade de Fortaleza, o grupo Casa da Vovó Dedé, a Banda da Polícia Militar, o samba de mesa com a cantora ngela e o Coral Cais.

Feirinha Zen

Ao longo de três dias, os participantes poderão, ainda, participar da Feirinha Zen. Misturando artesanato, moda e gastronomia, os expositores de marcas criativas e locais da Capital estarão presentes no foyer do mezanino. A entrada é gratuita. A feira fica aberta à visitação das 8h às 20h.

Histórico

A ExpoESP é o principal evento da autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Em anos anteriores, o congresso científico era realizado na própria sede da ESP/CE, no bairro Meireles, em Fortaleza. Com a ampliação das atividades, das diversas pesquisas desenvolvidas e do reconhecimento da Escola como uma ICT, foi necessário estender toda a programação.

Confira os temas das edições anteriores:

2005: A Escola na Produção do Conhecimento
2006: A ESP/CE na Construção do Conhecimento e do Controle Social
2008: A Contribuição da ESP/CE na Consolidação do SUS
2009: Gestão em Saúde para Fortalecimento do SUS: desafios e estratégias
2013: ESP/CE: 20 anos promovendo a formação e a educação permanente para enfrentar os desafios do SUS
2016: Compartilhando Aprendizagem
2018: I Mostra de Vigilância em Saúde da ESP/CE | III Mostra de Residências em Saúde | VI Mostra de Saberes da Educação Profissional | Mostra Estadual do Programa Mais Médico do Ceará. Todas ocorreram no 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família (1º Enesf).

ExpoESP
Quando: de 17 a 19 de novembro
Onde: Centro de Eventos do Ceará (avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz) – portão C, Mezanino 2
Inscreva-se e acesse a programação