HRN treina profissionais para atendimento a vítimas de AVC

21 de outubro de 2022 - 10:06 # # # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Texto e fotos: Teresa Fernandes


O treinamento teórico-prático abordou os sinais e sintomas da doença, além da vivência de um fluxo vivo para simular o atendimento

Com a proximidade da abertura da unidade especializada no atendimento a pacientes vítimas de acidente vascular cerebral (AVC), o Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (Sesa), está capacitando seus profissionais. O treinamento é realizado pelo Centro de Estudos do HRN em parceria com a Diretoria de Gestão do Cuidado e Ensino (DGCE) do ISGH. O principal objetivo é promover um atendimento rápido e de qualidade.

O treinamento teórico-prático segue até esta sexta-feira (21), com abordagens sobre os sinais e sintomas da doença, além da vivência de um fluxo vivo para simular o atendimento do paciente desde a emergência até a unidade de AVC. Está acontecendo, ainda, a definição de fluxos e de protocolos para o serviço.


O principal objetivo da capacitação é promover um atendimento rápido e de qualidade às vítimas de AVC no HRN

Segundo a enfermeira consultora Maria Aparecida Rocha, o momento visa “capacitar toda a equipe para atender, da melhor forma e no tempo mais rápido possível, o paciente. Cada instante faz a diferença e todos precisam ser sensibilizados“. O intervalo máximo recomendado desde a chegada à emergência até a aplicação do medicamento é de 60 minutos. “Conseguimos otimizar esse tempo com os colaboradores treinados e os fluxos estabelecidos“, completa.

A equipe multiprofissional do serviço é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e fonoaudiólogos. Participam também as áreas de apoio, como Laboratório, Farmácia, Higienização, Transporte, Segurança, Serviço de Imagem e Núcleo de Atendimento ao Cliente.


A equipe multiprofissional do serviço é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e fonoaudiólogos

Atendimento

Quando o atendimento iniciar, os pacientes chegarão ao hospital pela emergência ou via Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). A unidade de AVC possibilitará o acompanhamento e o monitoramento mais rigoroso dos pacientes, com redução do tempo de internação e dos riscos de complicação clínica, além de reabilitação mais ágil. Serão dez leitos destinados ao tratamento na fase aguda e dez para a fase subaguda da doença.

O serviço funcionará dia e noite, com neurologistas de plantão por 24 horas e equipe treinada para o atendimento a esse perfil. Haverá ainda a disponibilidade de exames de imagem, como tomografias, para identificar lesões. O HRN também conta com o Serviço de Neurocirurgia para 55 municípios da Região Norte.

O diretor-geral da instituição, Daniel Hardy Melo, ressalta a importância da implantação da Unidade de AVC. “Este é um momento histórico. É o caminho da consolidação do HRN como hospital terciário cobrindo mais um vazio assistencial da Região”, completa.