Suporte Básico de Vida: ESP/CE realiza curso introdutório com ênfase no treinamento de habilidades com simulação

11 de outubro de 2022 - 14:56 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Foto: Daniel Araújo


Iniciativa faz parte de série de capacitações em parceria com a área de Ensino do Hospital Israelita Albert Einstein

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realiza o Curso de Introdução ao Suporte Básico de Vida (CISBV). A capacitação tem consultoria do Ensino Albert Einstein e é voltada para profissionais dos programas de residência Multiprofissional e Médica. A iniciativa deve ocorrer em caráter continuado, a fim de treinar todos os residentes ligados a programas da autarquia.

O principal objetivo do curso é desenvolver habilidades e atitudes para o alcance da competência acerca do suporte básico de vida cardiopulmonar, com foco em parada cardiorrespiratória (PCR), no uso de desfibrilador externo automático (DEA) – equipamento desenvolvido para restaurar o ritmo normal do coração – e na aplicação de técnicas da manobra de Desobstrução de Via Aérea por Corpo Estranho (Ovace).

A capacitação é ministrada de forma híbrida e tem duração de 20 horas. Na última segunda-feira (3), a programação teve início com 12h de aulas em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), destacando a parte cognitiva. Nestas terça (11) e quinta-feira (13), as aulas seguem de forma presencial com treinamentos de habilidades e simulação no contexto do suporte básico de vida cardiopulmonar.

“Todo o planejamento educacional e operacional do curso foi feito pela nossa Diretoria de Desenvolvimento Educacional, pela Diretoria de Educação e também pela equipe de consultores do Ensino Albert Einstein. Portanto, diante desta orientação especializada, nós estamos bem alicerçados em todas as premissas da simulação em saúde e treinamento de habilidades”, explica o Gerente do Centro de Simulação em Saúde da ESP/CE, Rafael Dantas.

Consultoria Einstein

A consultoria faz parte de acordo firmado em junho deste ano entre a Escola e a área de Ensino do Hospital Israelita Albert Einstein. A parceria engloba a realização de um acompanhamento especializado com foco no aperfeiçoamento dos cursos oferecidos e da reformulação do espaço físico do Centro de Simulação em Saúde (CSS), localizado no prédio anexo à autarquia, em Fortaleza. Com isso, a projeção é ampliar as capacitações ofertadas e atender até 9.600 profissionais anualmente, impactando diretamente na melhoria de serviços da rede pública de saúde.

Conforme destaca Rafael Dantas, esta capacitação abre a agenda de cursos que a ESP/CE oferecerá ao longo dos próximos meses sob orientação do hospital paulista. “Também está no planejamento os cursos de Suporte Avançado de Vida do adulto e na área pediátrica, demandas que requerem uma atenção especial no quesito simulação”.