Quarta onda de covid-19 no Ceará é marcada por maioria de casos com sintomas leves

30 de junho de 2022 - 17:13 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa

Cenário foi compartilhado com a imprensa durante coletiva nessa quinta-feira (30)

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (30), na sede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Fortaleza, a secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Tânia Mara Coelho, deu detalhes do cenário atual da covid-19 no Estado. “Não só a Capital, mas todo o Ceará vive a quarta onda da pandemia de covid-19. Entretanto com uma característica diferente das anteriores: o aumento do número de casos não é acompanhado por um crescimento na quantidade de internações e óbitos, que permanecem estáveis”.

A gestora disse, ainda, que os sintomas dos pacientes que estão testando positivo neste mês de junho são mais leves em relação aos das ondas anteriores. “Um número reduzido de pacientes com covid necessita de hospitalização. E há aqueles que estão internados por outras patologias e que testam positivo na unidade de saúde, não se caracterizando como internação por covid-19”.

A coletiva de imprensa também foi conduzida pela secretária executiva de Vigilância e Regulação em Saúde da Sesa, Sarah Mendes. A gestora destacou que o crescimento dos casos em junho são reflexo da introdução das sublinhagens B.A.4 e B.A.5 da variante Ômicron no Estado. “Em maio, tivemos 2.059 casos confirmados, com 11 óbitos e letalidade de 0,5%. Em junho, saltamos para 17.122 confirmados até o dia 29, com 12 óbitos e letalidade menor, de 0,07%. E 60% das amostras positivas analisadas são dessas sublinhagens da Ômicron”.

Quanto à positividade dos testes, o Estado tinha 10,7% dos testes dando resultados positivos no mês passado. Neste mês, o índice chegou a 34,6%.

Vacina

Sarah Mendes atribui à vacinação os sintomas leves dos pacientes positivados na quarta onda. “Passamos de 60% da população vacinada com a primeira dose de reforço, mas precisamos sensibilizar as pessoas, sobretudo as mais jovens, a tomar o segundo reforço. Só assim poderemos manter a doença nesse nível de não agravamento de sintomas nem de aumento de óbitos”.

A secretária municipal de Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, e o gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS, Antônio Lima, também participaram da coletiva. “Estamos observando que as pessoas que tiveram covid no começo de 2022 estão positivando novamente. Isso se explica na circulação das sublinhagens da variante Ômicron. E essas pessoas não estão com sintomas graves porque a vacina, assim como a imunidade adquirida pela infecção anterior, tem garantido proteção a esse público. Dessa forma, é muito importante tomar todas as doses e todos os reforços disponíveis”, pontua Lima.

Varíola do macaco

Durante a coletiva, foi informado o primeiro caso confirmado de Monkeypox (varíola do macaco) no Ceará. Trata-se de paciente de 35 anos, brasileiro, residente de Fortaleza, com histórico de deslocamento recente para São Paulo e Rio de Janeiro, cidades que já confirmaram casos da doença.

No Estado, foram notificados 14 casos suspeitos. Dois foram descartados laboratorialmente – dos municípios de Fortaleza (1) e Maracanaú (1). Outros 11 seguem em investigação. Os pacientes suspeitos são residentes dos municípios de Fortaleza (5), Cedro (1), Caucaia (1), Caridade (1), Russas (1), São Gonçalo do Amarante (1) e Ocara (1).

Em todas as notificações foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento.