ESP/CE discute diversidade sexual e de gêneros em nova edição do “ProSa na Besp”

24 de junho de 2022 - 16:24 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Arte gráfica: Júlio Lopes

A construção de uma sociedade mais inclusiva passa pelo respeito à diversidade sexual e de gênero. Alinhada com as discussões que envolvem as celebrações do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, lembrado em 28 de junho, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realiza, na segunda-feira (27), mais uma edição do projeto Produção do Saber na Biblioteca da ESP (ProSa na Besp).

Com o tema Diversidade sexual e de gêneros: conquistas e desafios, a segunda edição do evento ocorre na sede da ESP/CE, no Auditório Maria José dos Santos Ferreira Gomes, em Fortaleza, e será transmitida simultaneamente pelo YouTube da instituição a partir das 9h. Quem desejar participar, poderá se inscrever gratuitamente na página do evento. Os participantes terão direito à certificação.

>> LEIA TAMBÉM: Saúde do Ceará lança “Guia de Diversidade” para promover assistência mais justa e qualificada

Participam do encontro híbrido a atriz e mestra em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Wescla Vasconcelos; a coordenadora do Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues, Silvinha Cavalleire; e o residente em Infectologia da ESP/CE, Wesclei Pinheiro. A mediação será feita pelo gerente de Pesquisa da autarquia, Jadson Franco.

“O ProSa compõe o portfólio de novos serviços e atividades de modernização da Biblioteca e tem sido um espaço que permite debates de pautas presentes no cotidiano da população, trazendo reflexões, clareza e conhecimento por meio de diálogo sobre diferentes temas, envolvendo diferentes atores”, afirma Franco.

Solidariedade

A equipe organizadora do ProSa informa que, no dia do evento, das 9h às 17h, será realizada uma ação alusiva ao Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a doação de sangue. A atividade ocorre em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), também equipamento da Rede Sesa. As doações poderão ser feitas por participantes da programação ou qualquer pessoa interessada em doar.

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o Termo de Consentimento padrão assinado por pais ou responsável legal.

ProSa na Besp
Tema: Diversidade sexual e de gêneros: conquistas e desafios
Quando: segunda-feira (27), às 9h
Onde: Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues( Avenida Antônio Justa, 3161 – Meireles e YouTube da ESP/CE)