Profissionais de saúde que atuam na Ciopaer recebem treinamento para qualificar resgate de vítimas de acidentes automobilísticos

6 de junho de 2022 - 13:50 # # # # #

Assessoria de Comunicação do Samu 192 Ceará
Texto e fotos: Fátima Holanda


No Estado, o serviço aeromédico foi acionado para 29 ocorrências do gênero entre janeiro e maio deste ano

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará que atuam junto à Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) participaram, no último sábado (4), de aula prática do Curso de Atendimento Pré-hospitalar (APH). A capacitação buscou fortalecer os protocolos diante de resgate de vítimas presas em ferragens após acidente automobilístico.

O curso teve início no dia 28 de maio, com aulas teóricas. As atividades práticas ocorrem durante todo o mês de junho. Três turmas foram divididas para a dinâmica, que é realizada em uma oficina situada em Fortaleza.

Para o gerente da Unidade de Transporte Aéreo do Samu 192 Ceará, Leonardo Torres, a iniciativa “é importante para que todos estejam alinhados, obtendo um melhor desempenho durante o salvamento”. “Em algumas ocorrências, a equipe da Ciopaer pode ser a primeira a chegar na cena do acidente”, pontuou.

A capacitação visa, ainda, a aprimorar e padronizar a assistência prestada pelas equipes médica e de Enfermagem que atuam no serviço aeromédico – que foi acionado para 29 ocorrências entre janeiro e maio deste ano.

O treinamento é viabilizado anualmente por meio de parceria entre as instituições vinculadas à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS).