Funsaúde Ceará e Uece discutem parcerias para aperfeiçoamento de profissionais da Saúde

1 de junho de 2022 - 14:57 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Funsaúde

Programas de mestrado e doutorado, além de cursos de especialização, foram apontados no encontro

Diretores da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde) se reuniram com o vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Dárcio Ítalo Teixeira, para firmar parcerias entre as instituições. Na ocasião, na última segunda-feira (30), foram debatidas possibilidades de acordos para a qualificação acadêmica dos profissionais da Fundação e de equipamentos contratualizados. Programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, estratégias para o fortalecimento das residências multiprofissionais, além de fomento à pesquisa e à extensão científica foram discutidos no encontro.

“Foi um momento bastante importante, que mostra a integração entre os diversos entes que atendem ao Governo do Ceará e ao público cearense”, afirmou Thereza Magalhães, coordenadora do mestrado em Gestão em Saúde da Uece, destacando o potencial de projetos conjuntos nos campos da Gestão, da Saúde e da Educação.

O diretor-presidente da Funsaúde, Manoel Pedro Guimarães, ressaltou o papel fundamental da Universidade na formação de profissionais de diversas áreas. “A Fundação traz, em sua essência, a valorização das pessoas, com foco em um modelo assistencial mais eficiente e humanizado. O caminhar junto às instituições de ensino é necessário para a estruturação e a aplicação desse modelo. Queremos a Uece cada vez mais presente em nossos hospitais, transformando o saber teórico em práticas de excelência”.

Formação continuada

Dárcio Ítalo Teixeira acredita que a articulação facilitará a modernização e a implementação de uma nova forma de gestão de hospitais universitários. “A Fundação é uma instituição muito importante e queremos uma gestão inovadora, na qual a gente tenha inserção de pesquisa e ensino com clareza e com competência”, disse o vice-reitor.

“A valorização do funcionário por meio do aprimoramento da sua capacitação profissional é um dos princípios da Funsaúde. Entendemos que investir na formação técnico-científica tem impacto direto na qualidade do atendimento à população, além de gerar pesquisas inestimáveis para o estado do Ceará”, sublinhou a diretora de Pesquisa, Negócios e Inovação Tecnológica da Funsaúde (DPNIT), Melissa Medeiros.

Também estiveram presentes no encontro a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Lúcia Duarte, e o diretor de Atenção à Saúde da Fundação (DAS), André Macedo.