Superintendência da Região de Fortaleza promove oficina voltada à análise e à proposta do desenho das redes de atenção à saúde

17 de maio de 2022 - 17:25 # # # #

Texto e fotos: Letícia Maia

A assessora especial da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Raquel Rodrigues Carvalho (com o microfone), enfatizou a importância de diretrizes vinculadas à regionalização

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) segue buscando fortalecer os processos de governança, integração e assistência à população. A Região de Saúde de Fortaleza, composta por 44 municípios, abriga 52,44% da população do Estado, totalizando quase cinco milhões de habitantes. Nesse sentido, torna-se pertinente analisar o desenho das redes de atenção à saúde e propor melhorias pautadas por planejamentos estratégicos.

Nesta terça-feira (17), a sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará, situada na cidade de Eusébio, foi palco de oficina voltada à temática. O evento reuniu gestores municipais, estaduais e federais, além de membros pertencentes a segmentos de controle social.

O superintendente da Região de Saúde de Fortaleza (SRFOR), Ícaro Tavares Borges, apresentou um diagnóstico situacional e detalhou os principais indicadores relacionados à saúde no território. “Precisamos estar cientes dos agravos que acometem a nossa população, estejam eles relacionados a acidentes vasculares cerebrais (AVCs), infartos, violências ou acidentes. Além disso, é preciso compreender as qualidades dos hospitais, da rede ambulatorial da Sesa e dos municípios”, argumentou.

Ícaro Tavares Borges, superintendente da Região de Saúde de Fortaleza, apresentou um diagnóstico situacional e detalhou os principais indicadores relacionados à saúde no território

Ainda de acordo com o gestor, ao dialogar de maneira contínua e transversal, torna-se possível identificar vazios assistenciais e buscar fortalecer as estruturas voltadas ao atendimento à população. “Ao localizar deficiências, podemos lutar pela implantação de novos serviços”, acrescentou.

Dinâmica da oficina

Estrategicamente divididos em grupos, os profissionais presentes participaram de atividades pautadas por diferentes linhas de cuidado, incluindo urgências e emergências, traumas, condições crônicas não transmissíveis, atenção psicossocial e saúde de pessoas privadas de liberdade. Foram dialogadas, ainda, diretrizes voltadas à saúde materno-infantil, a pessoas com deficiência e ao cuidado em Oncologia.

Na oportunidade, o orientador da Célula de Atenção Primária da Coordenadoria de Atenção à Saúde (Coasa) da Sesa, André Moura, elencou os impactos positivos estimados a partir da iniciativa. “A ideia é que, ao fim, tenhamos um produto coletivo, colaborativo e participativo para subsidiar as tomadas de decisão e as pactuações entre os municípios, incluindo técnicos, gestores, usuários e profissionais, ou seja, quem operacionaliza e coloca em prática a metodologia pensada pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (Hoac)”, disse.

Regionalização

Vinculada ao Hoac, Maura Vanessa, articuladora do projeto Regionalização, reforçou a importância do evento para a definição de itinerários terapêuticos adequados. “Por meio da atualização de ações e serviços, busca-se assegurar uma acesso à saúde pautado por resolutividade, eficiência, eficácia e, acima de tudo, qualidade”, apontou.

Durante o evento, a assessora especial da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional (Seade), Raquel Rodrigues Carvalho, enfatizou a importância das diretrizes vinculadas à regionalização. “Todas as Regiões de Saúde, hoje, possuem um hospital de assistência terciária. Também inauguramos, por exemplo, policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), equipamentos essenciais para desafogar a rede assistencial, que é complexa”, afirmou.

Ao parabenizar a atual gestão da Sesa, hoje liderada pelo médico Marcos Gadelha, o superintendente do Ministério da Saúde no Ceará, Roberto Rocha de Araújo, incentivou a constante união entre os entes da República, incluindo as esferas municipais, estaduais e federais. “Com disposição para construir e dialogar, nosso intuito é servir, ajudar e atender à população do Ceará, incluindo, sobretudo, os menos favorecidos”.

Diante dos presentes, a vice-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems) da Região de Fortaleza, Nerilene Silva Nery, relacionou os termos responsabilidade e contribuição. “Fortalecer a rede com o propósito de levar saúde de qualidade às pessoas é um imenso prazer, que vem sendo constituído por diversas etapas. Nosso desafio está além do planejamento. Estamos aqui dispostos a unir forças para executar as decisões da melhor maneira”, garantiu.