Em dez anos de atividades, UPA Autran Nunes atende mais de 1,2 milhão de pacientes

20 de abril de 2022 - 15:39 # # # # #

Assessoria de Comunicação das UPAs 24h
Texto: Márcia Catunda
Fotos: Divulgação/UPAs 24h

Ao longo do período, a unidade de atenção secundária passou por vários ciclos de melhoria, incluindo três reformas e diversos treinamentos técnicos

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Autran Nunes, da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), completou dez anos de atividades nessa terça-feira (19). Durante a última década, a equipe de saúde do local enfrentou, assim como profissionais de outros equipamentos, grandes desafios, dentre eles o surto de dengue em 2012, a epidemia de chikungunya em 2017 e, mais recentemente, a pandemia de covid-19.

Ao longo do período, a UPA Autran Nunes já atendeu 1.256.442 pacientes, fazendo a diferença na vida de inúmeras famílias. Nos últimos dois anos, a unidade de atenção secundária se uniu à rede terciária estadual no combate ao coronavírus e desempenhou sua função com o compromisso de prestar um serviço com segurança e qualidade à sociedade cearense.

“Foi o maior testemunho de quem somos enquanto equipe, pessoas e profissionais da Saúde no âmbito do SUS [Sistema Único de Saúde]. É uma grande satisfação fazer parte desse time que trabalha sempre pensando no paciente, sem medir esforços”, afirma Lourdes Guedes, atual coordenadora de Serviços Assistenciais do equipamento.

Urgência e Emergência

Atuar em Urgência e Emergência no escopo do SUS é um desafio para os profissionais que fazem parte do quadro das UPAs. Dentre os perfis de pacientes atendidos na unidade, estão pessoas com idade a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas em acompanhamento de longo prazo comprometido, população em situação de vulnerabilidade socioeconômica, vítimas de violência e acometidos por infecções e outras patologias graves.

“O trabalho na UPA exige desses profissionais não apenas conhecimento técnico, mas sensibilidade e empatia com o paciente, desafiando a acolher a dor, o sofrimento e, por vezes, a penúria e o abandono sofridos por quem atendemos”, avalia o coordenador médico Fábio Cristino Dantas.

Mudanças

A UPA Autran Nunes passou por vários ciclos de melhoria, somando três reformas e diversos treinamentos técnicos – da atualização sobre o Protocolo de Manchester por toda a equipe de Enfermagem à implementação do Protocolo Unificado do Manejo do AVC (Puma).

A técnica em Enfermagem Adriana Nogueira esteve presente na inauguração da UPA, no dia 19 de abril de 2012. “Naquela época, não se imaginava que uma Unidade de Pronto Atendimento trabalharia com o volume de pacientes visto na epidemia de dengue”, relembra.

Ela rememora, ainda, como foi importante o apoio da então coordenadora de Enfermagem, Adriana Bessa, e da atual responsável pelo Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente (Nugesp), Cleide Carneiro, para a abertura da unidade. “Graças ao apoio da equipe de gestão, continuo trabalhando na UPA. Hoje, sinto que o serviço está estruturado de uma forma que nos habilita a ofertar uma assistência de melhor qualidade”, acrescenta.

Fábio Cristino Dantas destaca que os atendimentos prestados pelo equipamento vão dos mais básicos aos mais complexos. “Incluindo procedimentos em pacientes graves, como intubação orotraqueal e acesso central”, exemplifica.

Além da UPA Autran Nunes, integram a Rede Sesa as UPAs Canindezinho, Conjunto Ceará, José Walter, Messejana e Praia do Futuro.