HRC fecha unidades de atendimento exclusivo para pacientes com covid-19

12 de abril de 2022 - 15:55 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HRC
Texto e foto: Valéria Alves

Pacientes com coronavírus que necessitam de assistência serão atendidos em leitos de isolamento

O Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), encerrou, no último fim de semana, o funcionamento da última unidade covid-19. O fechamento da ala ocorre devido à progressiva diminuição de casos graves da doença. A partir de agora, pacientes com coronavírus que necessitam de assistência serão atendidos em leitos de isolamento.

Durante os últimos dois anos, o HRC chegou a ter 109 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 54 leitos clínicos destinados a pacientes com covid-19. Desde o começo da vacinação, em janeiro de 2021, a demanda foi diminuindo gradualmente, restando, até então, 20 leitos (sendo dez de UTI). No hospital, apenas três pacientes acometidos pela doença seguem internados. Ao todo, mais de 2.340 vidas foram salvas.

Para a diretora-geral do HRC, Demostênia Coelho Rodrigues, o fechamento da unidade covid é um presente, visto que ocorre no mês em que o hospital completa 11 anos de funcionamento. “Foram dias difíceis. Lutamos contra um vírus invisível e, agora, com esse fechamento, o desejo é de que estejamos no início do fim desta pandemia. Tudo isso graças à Ciência, que desenvolveu as vacinas, e à população, que manteve os cuidados necessários. Sem falar nos profissionais da Saúde que se doaram dia e noite para salvar tantas vidas”, avaliou.