I Fórum Científico de Saúde Mental e Atenção Psicossocial recebe inscrições para ouvintes e submissão de trabalhos

11 de abril de 2022 - 10:13 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Artes gráficas: Júlio Lopes


Estão abertas as inscrições para o I Fórum Científico de Saúde Mental e Atenção Psicossocial do Ceará. Realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o evento ocorrerá em 1º de julho de 2022 com o tema Caminhos para o Fortalecimento da Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas.

O fórum será realizado na modalidade híbrida e contará com transmissão on-line. Podem participar das atividades trabalhadores da Saúde, gestores, docentes, pesquisadores, estudantes e sociedade civil. A ideia é que os participantes compartilhem suas produções científicas e debatam acerca das políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial no Estado.

Quem desejar acompanhar a programação como ouvinte, poderá se inscrever até o dia 30 de junho. Já quem for submeter e apresentar trabalhos, poderá realizar a inscrição até o dia 30 de maio. A divulgação preliminar das propostas aprovadas está prevista para 10 de junho. Os registros para ambas as formas de participação podem ser feitas pela plataforma Mapa da Saúde.

A submissão de projetos será dividida em duas categorias na modalidade Resumo Simples. Os Relatos de Pesquisa incluirão a partilha de estudos no campo da Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Já os Relatos de Experiência englobam trabalhos referentes às práticas desenvolvidas pelos serviços de saúde, educação e pela comunidade também ligadas à Saúde Mental. As propostas selecionadas serão compartilhadas como E-Pôster ou apresentação oral.


Para André Tavares, assessor técnico da ESP/CE e coordenador do projeto Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps), o fórum surge da necessidade de se criar um espaço de divulgação, interação e integração dos trabalhos desenvolvidos no campo da Saúde Mental no Ceará.

“Focamos especialmente nos egressos das formações da Escola, como os cursos básico para nível médio, de saúde mental indígena; cursos básicos para nível superior, especialização em álcool e outras drogas, além dos programas de Residência Médica em Psiquiatria e Residência Multiprofissional em Saúde Mental”, detalha.

Ainda de acordo com Tavares, considerando o lançamento da Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ceará, o fórum desponta como uma estratégia para o fortalecimento e implementação dessa política a partir da aproximação dos atores envolvidos nas diversas regiões do Estado.

Arte e educação

O evento contará com um espaço específico para a apresentação de produções artísticas relacionadas à prática do cuidado e da atenção à Saúde Mental. A partir da Expo Smaps: Arte Sã e Salva, os participantes poderão mostrar múltiplas produções em texto, fotos e vídeos, por exemplo.

Os trabalhos submetidos terão formato de apresentação livre e ficarão expostos na ESP/CE durante uma semana, a partir da data de abertura do evento.

Serviço

I Fórum Científico de Saúde Mental e Atenção Psicossocial do Ceará
Quando: 1º de julho de 2022
Inscrições para ouvintes: até 30 de junho de 2022
Inscrições para submissão de trabalhos: 31 de maio de 2022