Ceará ganha registro bibliográfico do enfrentamento à pandemia de covid-19

31 de março de 2022 - 13:12 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Elon Nepomuceno
Fotos: Deborah Muniz/Divulgação ESP/CE


Livro “Enfrentamento à covid-19: a construção da coragem coletiva” conta com a colaboração de quase 80 autores

A pandemia de covid-19 nos colocou frente a frente com incertezas, derrubou a segurança de algumas emoções e abalou nossos alicerces. Trouxe, ainda, vivências que gostaríamos não ter sido obrigados a ter de forma tão dura, principalmente àqueles que atuam na rede pública de hospitais, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dois anos após a confirmação dos primeiros casos da doença em solo cearense, vários são os relatos e aprendizados adquiridos ao longo do gerenciamento da crise sanitária. Nesse processo, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), participou ativamente dando suporte intersetorial e, em paralelo, produzindo um registro histórico bibliográfico de todas as nuances.

A produção técnico-científica foi lançada nessa quarta-feira (31), em solenidade no auditório principal da autarquia. Intitulada como Enfrentamento à covid-19: a construção da coragem coletiva, a obra conta com a autoria de quase 80 profissionais das mais diversas áreas de atuação, como Saúde, Inovação, Ensino e Comunicação. Em cerca de um ano e meio, o grupo desenvolveu 19 capítulos. Já o prefácio é do médico pneumointensivista idealizador do capacete Elmo e superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara.


Abertura da solenidade de lançamento contou com a presença de diversos gestores da Saúde

Em discurso durante o evento, o gestor deu ênfase à coletividade presente na conduta do período pandêmico. “Quando a gente fala em coragem coletiva, entendemos que houve um compartilhamento de saberes, conhecimento, afetos e esforço comum. Aqui na Escola, todos os setores foram convocados para a ‘guerra’ [contra o coronavírus]”, relembrou Alcantara, destacando importantes contribuições da ESP/CE para o enfrentamento à pandemia, entre elas a capacitação de trabalhadores da Saúde e o desenvolvimento de soluções tecnológicas.

A atuação da autarquia ao longo dos últimos meses esteve presente, ainda, na fala da secretária executiva de Vigilância e Regulação em Saúde da Sesa, Ricristhi Gonçalves, uma das gestoras convidadas para o evento. “A ESP foi um local que criou soluções para esta pandemia. Antes mesmo de ser decretada, nós criamos um Comitê Interno de Crise (COI), e a Escola, desde o primeiro dia da criação desse comitê, se fez presente. Tudo isso não ficou na palavra. O que vocês construíram é digno de todos os aplausos possíveis. Desde a informação que todos precisavam até a inovação como um capacete de respiração assistida [Elmo]. Tudo isso é você não se conformar com o que estava acontecendo e tentar mudar aquela situação”, destacou Gonçalves.

Também estiveram na solenidade o diretor-presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Flávio Deulefeu; o vice-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Rilson Andrade; além de parte dos autores da obra. No decorrer da cerimônia, o grupo respondeu a perguntas e fez apontamentos sobre o projeto bibliográfico.

Para Deulefeu, o livro traz uma realidade prática dos momentos mais críticos da pandemia. “Muitas das informações a gente vê pela internet, mas de que forma esse trabalho [de enfrentamento] foi feito mesmo? Esse livro tem isso como diferencial: os detalhes de como vocês fizeram para enfrentar a pandemia, cada um nos seus esforços. Tivemos muitas dores, momentos de angústia, de incertezas, sofrimentos, mas, para todos vocês, assim como para todos nós, teve também muita entrega”, avaliou.

Vice-presidente do Cosems, Rilson Andrade relembrou as vivências dos primeiros momentos da crise sanitária e destacou o papel da ESP/CE diante deste cenário. “A Escola nos ajudou bastante. As capacitações que vocês fizeram, os sites, as lives, tudo isso nos ajudou muito. Por isso que, quando vocês nos convidaram para estar aqui hoje, a gente não podia deixar de comparecer para agradecermos”.

Veja ou reveja a transmissão do lançamento do livro

Ainda nessa quarta (31), logo depois de participar do lançamento, o superintendente da ESP/CE entregou exemplares do livro ao governador Camilo Santana e à vice-governadora, Izolda Cela. O momento ocorreu durante reunião do chefe do Executivo estadual com secretários executivos e presidentes de órgãos vinculados.


Governador Camilo Santana e vice-governadora Izolda Cela com os exemplares da produção técnico-científica

Equipe editorial

O Enfrentamento à covid-19: a construção da coragem coletiva teve a organização do gerente de Pesquisa em Saúde da ESP/CE, Jadson Franco, e da assessora técnica da Gerência de Educação Permanente em Saúde da ESP/CE, Ligia Lucena.


Jadson Franco e Lígia Lucena participaram de momento para esclarecer dúvidas sobre a publicação; atividade foi mediada pela jornalista Ariane Cajazeiras

“O livro vai trazer sempre uma situação-problema. ‘Quais foram as estratégias mobilizadas para esse enfrentamento, quais foram as soluções alcançadas’? E ele deixa uma esperança: o que fica de legado em todo esse processo. Então, a gente organizou muitos capítulos pensando nessa lição, que vai para a vida de todos e para a saúde pública”, explicou Franco.

Na avaliação de Lucena, o objetivo da publicação é “traduzir tudo aquilo que as equipes/os autores estavam fazendo nessa linha de frente do enfrentamento: atendendo pacientes, organizando insumos e equipamentos, formando uma rede”. Segundo ela, para alcançar tal efeito, foi adotada uma narrativa de fácil entendimento e que fizesse o leitor se sentir parte do processo.

A produção técnico-científica ficará disponível na Biblioteca da Escola (Besp), localizada na Avenida Antônio Justa, 3161, no bairro Meireles, em Fortaleza. Também deve ser disponibilizada, em breve, uma versão on-line do livro.

.