No Dia Internacional de Prevenção às LER/Dort, Sesa reforça orientações sobre os cuidados necessários

28 de fevereiro de 2022 - 11:37 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Letícia Maia
Artes gráficas: Iza Machado


Dor crônica, fadiga muscular, perda do controle dos movimentos, dormência e formigamento, quando associados à rotina laboral, podem representar Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). Nesta segunda-feira (28), Dia Mundial de Prevenção a ambas as condições, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reforça orientações e cuidados indispensáveis à promoção da saúde nos ambientes de trabalho.

A gerente do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cerest Estadual), Mara Tavares, explica a atuação do órgão. “Por meio da vigilância dos espaços e dos processos de trabalho, torna-se possível mapear os riscos ergonômicos e proteger o trabalhador. Além disso, garantimos apoio técnico pedagógico para a implementação de linhas de cuidado e de atividades voltadas à promoção, à prevenção e à educação em saúde”, elenca.


As manifestações podem ser múltiplas e inespecíficas. Acometem, principalmente, o pescoço, a coluna vertebral, a região dos ombros, além dos membros inferiores e superiores, podendo desencadear incapacidades temporárias ou permanentes.

De acordo com levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, os problemas são mais recorrentes em mulheres entre 40 e 49 anos e em indivíduos com ensino superior completo.

Dentre as categorias profissionais mais sujeitas às LER/Dort, destacam-se dentistas, auxiliares técnicos e administrativos, escritores, digitadores, cozinheiros, secretários, bancários, eletricistas, trabalhadores de teleatendimento, operadores de caixa e atuantes em controle de qualidade.

Fatores de risco

Para evitar complicações, é necessário minimizar exposições cognitivas, sensoriais e biomecânicas. Movimentos repetitivos, vibrações excessivas, posturas inadequadas, mobiliários não ergonômicos, sobrecarga de peso, ritmo intenso de trabalho e pressão por metas são fatores de risco substanciais e devem ser considerados de maneira integrada.

Veja abaixo algumas condutas preventivas:

Tratamento multidisciplinar

Quando já instalado, o problema necessita de tratamento, que deve ser realizado por equipes multidisciplinares compostas por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais, educadores físicos, médicos e psicólogos. Além disso, terapias complementares e corporais podem atribuir maior efetividade ao processo.

A relação dos distúrbios osteomusculares com o trabalho pode ser constatada por qualquer profissional de saúde ou quaisquer responsáveis pelos serviços públicos e privados que prestam assistência ao paciente, não sendo exclusividade de nenhuma categoria profissional.

Notificação compulsória

Conforme a Portaria de Consolidação n. º 5, de 28 de setembro de 2017, a notificação compulsória deve ser monitorada por meio da estratégia de vigilância sentinela. O preenchimento da Ficha de Investigação de LER/Dort deve ser realizado a partir da suspeição do caso.

No entanto, somente serão inseridos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) os casos que atendam à definição de caso confirmado. A notificação possui caráter estritamente epidemiológico e deve ser realizada de maneira oportuna, visando à intervenção das equipes de Vigilância em Saúde do Trabalhador para evitar a ocorrência de novos casos.

Dentre os objetivos, destacam-se, ainda, o monitoramento de indicadores, o disparo de alertas precoces, a identificação de grupos vulneráveis associados a fatores de risco presentes no ambiente de trabalho e a disseminação de informações pertinentes.