Ensaio fotográfico resgata autoestima e personalidade de pacientes da Casa da Gestante, unidade do HGCC

25 de fevereiro de 2022 - 14:21 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas


Veronilma de Lima Silva, gestante de 25 semanas, foi uma das parturientes fotografadas

Num primeiro momento, elas até ficam tímidas, mas, depois, é só descontração nos cenários montados para a sessão de fotos na Casa da Gestante, unidade do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC). Pacientes e parturientes acompanhadas no equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) tiveram a oportunidade de participar de um ensaio fotográfico para registrar o período gestacional.

A ação é desenvolvida pelos serviços de Psicologia, Terapia Ocupacional e Enfermagem para proporcionar o resgate da autoestima, a conexão com elas próprias e o fortalecimento do vínculo com o bebê. “O registro fotográfico destaca o autocuidado, a preparação para a chegada do filho. Temos um momento voltado para elas, com o olhar e o cuidado voltados somente para elas”, afirma Cláudia Hemerita, terapeuta ocupacional.

Para Keldna de Oliveira Benício, 27, internada no HGCC desde o dia 1º de fevereiro, participar do ensaio permitiu um sopro de alegria e de realização de um desejo. Em sua segunda gestação, ela aguarda a chegada dos gêmeos Lucas e Eloá. Acompanhada pela equipe de pré-natal de alto risco do hospital, Keldna precisou se internar devido à bolsa exposta e ao encurtamento do útero.


Keldna Benício, 27, aguarda a chegada dos gêmeos Lucas e Eloá 

“Estou muito feliz e grata. Eu ia fazer esse ensaio no meu lar, mas, como fiquei internada, não teria mais esse momento e, aqui, isso foi proporcionado”, comemora Benício. Para ela, a assistência recebida faz toda diferença e ajuda a passar os dias. “O atendimento é excelente. A gente é bem atendida. Somos acompanhadas constantemente”, avalia.

Quem também participou do ensaio foi Yanna Karlla Sousa, 24, natural de Itapajé, município distante cerca de 125 km de Fortaleza. A jovem está internada desde o dia 26 de janeiro. Gestante de 36 semanas, com diagnóstico de restrição de crescimento, ela também posou no ensaio e agora terá várias fotos que marcam sua gravidez. “Foi maravilhoso. Para a gente que está aqui há bastante tempo, longe da família, ter um momento de descontração é muito bom, traz alegria e ocupa o nosso tempo”, diz Sousa.


Equipe de Terapia Ocupacional, Psicologia e Enfermagem aturam para promover o ensaio fotográfico

As pacientes da Casa da Gestante participam de diversas atividades e são auxiliadas durante todo o tempo de internação. “A gente faz várias atividades de cuidado e autoestima. Isso traz também a questão da personalidade delas. No momento em que a gente traz essa autoestima de novo, elas conseguem se reconectar com elas mesmas”, pontua o psicólogo Peron Endel Caetano.