Profissionais de saúde do HRC e HRN recebem treinamento da ESP/CE para uso e manejo clínico do capacete Elmo

7 de fevereiro de 2022 - 15:12 # # # #

Assessoria de Comunicação HRC/HRN
Texto: Valéria Alves e Teresa Fernandes
Fotos: Divulgação/HRC/HRN


Antes realizada de forma presencial, a capacitação foi adaptada para a modalidade on-line

Colaboradores dos hospitais regionais do Cariri (HRC) e Norte (HRN), unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administradas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), passaram por um treinamento para uso e manejo clínico do capacete Elmo. No equipamento de Sobral, a capacitação, ministrada por profissionais da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), foi dividida em quatro turmas, sendo duas para a equipe de técnicos em Enfermagem e outras duas para a equipe multidisciplinar (nível superior). Na unidade de Juazeiro do Norte, as atividades foram realizadas em dois grupos: um com técnicos em Enfermagem e outro envolvendo médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

Alguns profissionais já tinham recebido este treinamento de forma presencial, em 2021, quando se tornaram multiplicadores do conhecimento. A metodologia de ensino foi adaptada para a modalidade on-line, abrangendo conteúdos teóricos, demonstração do uso da tecnologia, contraindicação, montagem, aplicação no paciente e desmontagem do Elmo. No HRC, a transmissão também foi realizada no auditório do hospital, com limite de participantes devido às restrições impostas pela covid-19.

Para a coordenadora de Enfermagem da Emergência e Unidade Covid do HRC, Zenilda Alves, “o treinamento sobre o capacete Elmo veio nos relembrar da importância dele para o tratamento em pacientes com doença respiratória leve a moderada”. “Com o novo quadro epidemiológico que estamos vivendo, necessitamos recordar os critérios e a necessidade desse equipamento para os pacientes do setor respiratório, independentemente do diagnóstico, porque, se iniciado no tempo correto, podemos ter um tratamento mais eficaz”, avalia, ressaltando a relevância da participação de toda a equipe para que o trabalho alcance os melhores resultados.


Em parceria com a ESP/CE, treinamento é uma iniciativa dos Centros de Estudos do HRC e do HRN

O treinamento faz parte da iniciativa dos Centros de Estudos do HRC e do HRN, que tem como objetivo garantir atualizações permanentes. Segundo Raquel Nicodemos, enfermeira do setor no hospital do Cariri , “esse treinamento veio num momento importante, já que os casos de síndromes respiratórias estão aumentando novamente, e, apesar de os nossos profissionais estarem capacitados para fazer esse uso e manejo clínico do capacete, é interessante essa atualização para que eles possam tirar dúvidas e, assim, prestar uma assistência cada vez melhor”.

A enfermeira da Educação Permanente do Centro de Estudos do HRN, Ana Carolina Mesquita Moraes, afirma que o capacete Elmo tem sido uma tecnologia efetiva para salvar vidas neste período pandêmico e que, por isso, é fundamental reforçar as indicações de utilização do dispositivo. “O treinamento do capacete Elmo é de grande importância para nossos profissionais, uma vez que somos referência para casos graves de covid na nossa região e utilizamos esse equipamento no dia a dia da assistência desses pacientes”, diz. “O treinamento serviu para agregar conhecimentos aos profissionais que não haviam sido treinados, assim como atualizar e reforçar pontos importantes para os profissionais já capacitados”, continua.