Por meio de sistema, unidades da Rede Sesa passam a ter acesso em tempo real a recursos financeiros enviados pela União

1 de fevereiro de 2022 - 14:25 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Arte gráfica: Saulo Cruz


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) amplia o acesso ao sistema Controle de Contas. Com isso, unidades hospitalares, ambulatoriais e laboratoriais da rede estadual que tiverem recursos na fonte 91 (oriundos do Governo Federal) têm a possibilidade de visualizar seu saldo financeiro em tempo real. A permissão dá aos equipamentos de saúde mais autonomia.

O coordenador de Execução Orçamentária e Financeira (Cofin) da Sesa, Nadirlan Fernandes Fontinele, reforça que a ferramenta consolida um dos principais pilares da pasta: a transparência. “O acesso possibilita melhor gestão financeira dos recursos de cada unidade”, diz, afirmando que já houve capacitação para manuseio do sistema.

Segundo Fontinele, o recurso é a segunda maior fonte de receita da Saúde. “Só fica atrás dos recursos que vêm do próprio Estado”, pontua. A ferramenta está inserida na plataforma Saúde Digital.

Para o assessor técnico da Cofin, Felipe Nobre, a ampliação ao acesso trará benefícios. “As unidades poderão fornecer indicadores da sua execução em sua totalidade, melhorando a organização dos processos e a segurança nas informações apresentadas, prevenindo, assim, o erro humano”.