Comitiva da Sesa visita as cinco Regiões de Saúde para fortalecer e articular execução de programas estaduais

24 de novembro de 2021 - 16:55 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa

O primeiro destino do grupo técnico da pasta cearense foi a Região do Litoral Leste/Jaguaribe

Nesta quinta-feira (25), uma comitiva técnica da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) visita prefeitos, secretários de Saúde e outros gestores ligados à Região de Saúde do Cariri para fortalecer um conjunto de projetos desenvolvidos pela pasta estadual que tem articulação com os municípios cearenses. Os Programas Cuidar Melhor, Plantão Cirurgias 24h e de Atenção à Pessoa com Deficiência são algumas das iniciativas que serão discutidas no encontro, marcado na Universidade Leão Sampaio, em Juazeiro do Norte.

A visita faz parte de um percurso pelas cinco Superintendências Regionais de Saúde até o fim deste ano. Na última quinta-feira (18), o primeiro destino do grupo da Sesa foi a Região do Litoral Leste/Jaguaribe.

De acordo com o titular da Saúde do Estado, Marcos Gadelha, os encontros são mais uma estratégia da Sesa para aproximar as políticas públicas em Saúde dos municípios e da população cearense, que majoritariamente utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS). “A Saúde do Ceará está cada vez mais descentralizada. Desta forma, é muito oportuno promovermos encontros de alinhamento dos gestores e área técnica da Sesa com os representantes municipais, dando maior esclarecimento e engajando-os ainda mais nos programas estratégicos. O resultado será sempre percebido pelo cidadão, por meio de uma assistência integral, mais acessível e humanizada”, afirmou.

Serão visitadas, posteriormente, as Superintendências Regionais Norte, do Sertão Central e de Fortaleza.

Cooperação

Cada reunião dura, em média, quatro horas. Prefeitos ou seus representantes, secretários municipais de Saúde, coordenadores da Atenção Primária e de Vigilância à Saúde, além de diretores dos equipamentos consorciados de cada região, discutem sobre a etapa de adesão ao Programa Cuidar Melhor e as inscrições de boas práticas de saúde desenvolvidas pelos municípios no Concurso Município Inovador – abertas até o dia 22 de dezembro.

Os gestores também debatem sobre saúde inclusiva e integração da rede de atendimento a pessoas com deficiência, por meio de censo que está sendo consolidado pela plataforma Saúde Digital.

A ferramenta Plantão Cirurgias 24h, lançada em outubro pelo Governo do Ceará para otimizar a realização de mais de 30 mil cirurgias eletivas, também é tema nos encontros. O objetivo é articular, junto aos municípios, a expansão do programa por meio da construção de um plano operacional.