Ceará inaugura a 21ª policlínica do Estado em Canindé; mais de 210 mil pessoas serão beneficiadas com nova estrutura

23 de novembro de 2021 - 16:51 # # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Texto: Lúcio Filho
Fotos: Carlos Gibaja e Helene Santos


Equipamento tem perfil tipo 1, no qual oferta gratuitamente exames de mamografia, audiometria, exames oftalmológicos e raio-x, por exemplo

A 21ª policlínica do Ceará foi inaugurada nesta terça-feira (23), em Canindé, em solenidade com a presença do governador Camilo Santana e do secretário da Saúde do Estado, Marcos Gadelha. A nova unidade vai atender à demanda de seis municípios da Área Descentralizada de Saúde (ADS) – são mais de 210 mil pessoas que moram em Boa Viagem, Caridade, Itatira, Madalena e Paramoti, além de Canindé.

O chefe do Executivo estadual presidiu a cerimônia de entrega do equipamento e destacou a importância da estrutura dentro das políticas estaduais de regionalização e modernização da Saúde cearense. “São grandes especialidades médicas que vão atender aos seis municípios da Região de Saúde, com todos os equipamentos necessários para oferecer um diagnóstico de qualidade a quem procurar por este atendimento”, destacou.

Além desta policlínica, outras 20 unidades semelhantes funcionam em Baturité, Tauá, Camocim, Acaraú, Brejo Santo, Aracati, Itapipoca, Russas, Crateús, Quixadá, Caucaia, Sobral, Campos Sales, Pacajus, Barbalha, Tianguá, Icó, Iguatu, Limoeiro do Norte e Crato.

Nesses equipamento de saúde, os moradores têm acesso gratuito a consultas de médicos especialistas em Cardiologia, Traumato-ortopedia, Urologia, Mastologia, Ginecologia, Clínica Geral, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Gastroenterologia. Também é oferecido atendimento multiprofissional nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Psicologia e Serviço Social.

Para a prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, a chegada da policlínica vai beneficiar toda a Região. “Canindé recebe uma policlínica equipada com o que há de melhor para atender a nossa população e os moradores dos municípios vizinhos que nos procuram. É mais uma prova do compromisso do governador Camilo Santana com a nossa Saúde, o que vem acontecendo desde o início da pandemia, quando nós tivemos o apoio do Governo do Ceará para equipar o nosso hospital e poder atender a nossa população com qualidade, oferecendo o que há de melhor”.


Policlínica teve investimento de mais de R$ 9,3 milhões, recursos exclusivos do Estado

Entre os exames ofertados no novo equipamento, estão: mamografia, audiometria, exames oftalmológicos e raio-x, todos relacionados ao perfil de policlínica tipo 1, como é classificada a de Canindé.

Marcos Gadelha pontuou que a pasta cumpre mais uma meta do Plano de Modernização da Saúde do Ceará. “Aqueles pacientes da Atenção Primária que precisam de um atendimento mais especializado vêm aqui para a policlínica e vão receber o atendimento devido. É a confirmação de que a política pública estadual de levar saúde de qualidade a quem mais precisa está de fato chegando na ponta”, avaliou o titular da Sesa.

Na estrutura, foram investidos em obras e equipamentos R$ 9.313.405,13, recursos exclusivamente do Governo do Ceará.

Acesso à saúde

Maria Ritanice Almeida Silva tem um comércio em frente à policlínica para vender lanches. Para ela, o equipamento representa um avanço para a saúde da população. “Agora vamos ter acesso a exames e consultas e poder trazer os nossos filhos e toda a nossa gente para ser atendidos aqui”, comemorou a comerciante.


Maria Ritanice Almeida Silva é comerciante e comemora a inauguração da nova estrutura, que vai possibilitar atendimento a mais de 210 mil pessoas de seis municípios

O marceneiro José Edilson dos Santos disse que a nova estrutura é um sonho realizado. “É tudo que a gente de Canindé e das cidades vizinhas precisa. Saúde de qualidade, com exames, consulta. Há uns 20 anos, era um sonho. A gente tinha que sair daqui e ir para outro município. Agora não precisamos mais”.

Homenagem

Na fachada da policlínica regional em Canindé, a população lê o nome Frei Lucas Dolle. O frade chegou ao município no dia 8 de dezembro de 1967, vindo da cidade de Campo Formoso, na Bahia. A primeira missa celebrada por ele foi no dia 13 do mesmo mês, dia de Santa Luzia.

Frei Lucas era alemão e exerceu por mais de 50 anos o sacerdócio no Brasil. Entre as grandes obras para o município de Canindé, estão o Curso Profissionalizante Irmã Silvina, o Hospital Regional São Francisco, a Praça do Romeiro e a rodovia que liga Canindé a Santa Quitéria. Ele faleceu no dia 26 de fevereiro de 2013, em um acidente de carro no município de Valença, a 255 km de Salvador (BA).