Profissionais da Atenção Primária serão capacitados pela Sesa para diagnóstico de tuberculose

17 de novembro de 2021 - 15:31 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Suzana Mont'Alverne
Arte gráfica: Francisco Oliveira


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) vai realizar capacitação em Prova Tuberculínica (método utilizado para diagnóstico da tuberculose) para enfermeiros e técnicos de Enfermagem das equipes de saúde ligadas à Superintendência de Fortaleza (SRFOR). O curso será dividido em duas turmas, com a primeira tendo início previsto para 22 de novembro.

Com a ampliação do acesso às informações, a Sesa busca aprimorar o monitoramento, a eficácia nos laudos e o controle da doença. A Prova Tuberculínica é geralmente usada na captação de pessoas com infecção latente de tuberculose ou para diagnóstico em crianças.

Aproximadamente 60 profissionais participarão do curso. A iniciativa é realizada em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). “Destacamos que todos os profissionais que participarem do treinamento poderão ser multiplicadores da técnica”, afirma a coordenadora da célula de tuberculose e hanseníase da Sesa, Yolanda Barros.

Fazem parte da SRFOR os municípios de Fortaleza, Baturité, Caucaia, Itapipoca e Maracanaú. As aulas da segunda turma estão previstas para iniciar em 29 de novembro, com término no dia 3 de dezembro.

Serviço

Curso de Prova Tuberculínica
Quando:
– 1ª turma: 22 a 26/11/21
– 2ª turma: 29/11 a 3/12/21
Local: Auditório da Escola de Saúde Pública – Av. Antônio Justa, 3161 – Meireles