Desfile dos bebês e “ensaio newborn” marcam mês da prematuridade no HRN

17 de novembro de 2021 - 16:52 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Texto e fotos: Teresa Fernandes

 
Campanha Novembro Roxo reforça os fatores de prevenção da prematuridade e os cuidados com os pequenos

O mês de novembro é internacionalmente dedicado à conscientização da população acerca do nascimento de bebês prematuros, cujo parto é realizado antes das 37 semanas de gestação. A campanha Novembro Roxo reforça os fatores de prevenção da prematuridade e os cuidados com os pequenos. A Neonatologia do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), promove neste ano ações que incluem capacitações para as mães, entregas de certificados, desfiles dos bebês e até um “ensaio newborn”.

O ápice da programação ocorreu nesta quarta-feira (17), Dia Mundial da Prematuridade. “Novembro é o mês internacional da prematuridade e o mundo se volta para alertar sobre o crescente número de partos prematuros e tentar discutir formas de prevenção para que se reduza as consequências da prematuridade”, explica a coordenadora de Enfermagem da Neonatologia do HRN, Maria Cristiane Lemos. O tema da campanha deste ano é Separação Zero. Aja agora! Mantenha Pais e Bebês Prematuros Juntos.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa a 10ª posição entre as nações onde são registrados mais casos de prematuridade, com uma média de 320 mil partos prematuros por ano. O nascimento prematuro é uma das principais causas de mortalidade infantil. Os bebês que sobrevivem podem ter problemas de saúde de curto e longo prazos.


Neonatologia do HRN possui equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêuticos e psicólogos

Na Neonatologia do HRN, os pequenos são estimulados por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêuticos e psicólogos. “Desde o pré-natal de alto risco, já é importante que a mulher seja alertada para a possibilidade de um parto prematuro e que ela conheça o serviço onde o bebê será atendido”, orienta a médica neonatologista Renata Freitas.

A profissional ressalta a importância de avaliar a condição geral de saúde da mãe para garantir uma gestação saudável. “São várias as causas da prematuridade, mas é importante planejar a gestação, fazer um pré-natal adequado e investigar doenças pré-existentes que possam favorecer a prematuridade”.

“Ensaio newborn”


Nascida prematura extrema de 27 semanas de gestação, no dia 16 de julho, Melissa Vitória ganhou um “ensaio newborn”, que foi articulado pela própria equipe da Neonatologia do HRN. A mãe da criança, a empresária Jacira de Sousa Silva, 23, conta que sonhava ter feito um ensaio fotográfico ainda quando gestante ou logo que a filha nascesse. “Eu só tinha seis meses de gestação quando a bolsa rompeu e eu não consegui fazer minhas fotos. Fiquei muito emocionada quando vi as fotos da minha filha. Foi incrível”, lembra.

Melissa já precisou passar por três cirurgias e teve graves intercorrências, como uma meningite. “Minha filha é muito estimulada por toda a equipe e temos toda uma rede de apoio aqui. Os profissionais se preocupam não só com ela, mas comigo também. O atendimento do hospital é muito humanizado”, avalia a mãe.