Cobrindo 100% dos municípios cearenses, Samu Ceará ultrapassa 70 mil atendimentos neste ano

10 de novembro de 2021 - 15:13 # # #

Assessoria de Comunicação do Samu 192 Ceará
Texto: Mariane Dantas
Arte gráfica: Fabio dos Santos
Foto: Pedro Prudente/Arquivo pessoal

Na noite do dia 19 de outubro deste ano, a Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará) de Eusébio, município da Região Metropolitana de Fortaleza, recebeu um chamado de Solonópole, no Sertão Central cearense, para atendimento a uma vítima de acidente de motocicleta.

Era a segunda vez que Pedro Prudente, 25, estudante de Direito, recebia assistência do serviço no intervalo de um ano. Em 23 de outubro de 2020, o servidor municipal foi atendido pela base local do Samu e, após estabilização, transferido pela unidade de suporte avançado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza.

No acidente mais recente, o jovem também foi socorrido pela base local e levado a Quixadá, sendo transferido para Capital posteriormente pelo helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). O equipamento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) trabalha em ação conjunta ao Samu no atendimento às urgências de maior complexidade.

A ocorrência de Prudente é uma das mais de 70 mil assistidas pelo Samu Ceará entre janeiro e outubro deste ano. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) contabiliza, ao todo, 70.784 atendimentos – uma média de sete mil mensais, em todos os municípios cearenses.

A somatória nos dez primeiros meses deste ano representa um acréscimo de 10,5% em relação ao número de atendimentos de todo o ano de 2020 (64.071) e 30,7% se comparada a 2019 (54.151), ano em que foram anunciadas ampliação e expansão do Samu 192 Ceará para todo o Estado.

“O aumento dos atendimentos, dos chamados, da procura pelo Samu é decorrente da ampliação que começou a ser implementada no fim de 2019. No semestre passado, incorporamos também o município de Sobral ao Samu Ceará, que antes era municipalizado. Além disso, parte dessa alta se deve à pandemia causada pela Covid-19, que mudou a rotina de toda rede de saúde”, explica a diretora-geral do Samu Ceará, Eliana Lima.

Em um intervalo de menos de um ano, Pedro Prudente foi atendido duas vezes pelo Samu 192 Ceará após acidentes de trânsito

Para a mãe de Pedro, Adelma Alves, 57, o Samu salvou a vida de seu filho em duas ocasiões. “Meu filho foi muito bem atendido. Se não fosse o Samu, eu não sei se o Pedro estaria aqui. São pessoas altamente profissionais; eles cuidam tanto do paciente, quanto do acompanhante. Diziam sempre que ele estava bem, pra ter esperança, que ele ia ficar bem. O cuidado deles foi demais. São nota dez”, avalia a professora aposentada.

Nesta semana, uma boa notícia para os familiares e amigos: o estudante deixa a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e avança em seu tratamento no IJF.

Covid-19

A doença foi a principal causa da procura de pacientes pelo Samu 192 Ceará. Foram mais de 16 mil atendimentos até o mês de outubro, além das ocorrências comuns aos profissionais, como acidentes com motocicletas (9.624); AVC (4.314); infarto (3.607) e surto psiquiátrico (2.726). “Com o avanço da vacinação e com a efetividade das medidas de enfrentamento ao vírus, observamos uma significativa queda nos atendimentos por Covid, especialmente, a partir do mês de junho”, ressalta Lima.

Em parceria com os municípios, o Samu reinaugurou quatro novas bases no Interior neste ano. Hoje, o equipamento conta com 120 bases reguladas por três centrais – Eusébio, Cariri e Sobral – que atendem aos 183 municípios nas cinco Regiões de Saúde, exceto Fortaleza, onde o serviço é municipalizado.

Quando acionar o Samu 192 Ceará

O serviço pode ser demandado em ocorrências consideradas de urgência ou emergência, como acidentes automobilísticos, suspeitas de AVC, infarto, crises hipertensivas, afogamentos, choque elétrico, queimaduras graves, engasgos, intoxicação ou envenenamento, surtos psiquiátricos, agressões por arma de fogo ou arma branca, falta de ar intensa, transferência inter-hospitalar de doentes graves, entre outras. O Samu Ceará pode ser acionado por meio do número 192.