Variante Delta tem 298 casos e cinco óbitos no Ceará; 43 municípios têm registros confirmados

3 de novembro de 2021 - 18:11 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Arte gráfica: Francisco Oliveira


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) segue atenta ao aumento de casos de infecção pela variante Delta do coronavírus em residentes e viajantes no Estado. Os sequenciamentos genômicos realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), apontam 298 casos confirmados da cepa indiana, sendo 154 homens e 144 mulheres, com maioria entre 20 e 49 anos. 

Cinco destes pacientes morreram em decorrência de complicações da infecção por Covid-19. Todos homens com idades próximas a 60 anos. Quatro eram residentes de Fortaleza, três deles sem histórico recente de viagem (caracterizando a transmissão comunitária da variante) e um sob investigação pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). O quinto óbito foi de um filipino tripulante de navio do país asiático (caso importado). 

O Ceará já tem 43 municípios com casos confirmados de pacientes com variante Delta. São eles: Acaraú, Alto Santo, Aquiraz, Aracati, Ararendá, Beberibe, Camocim, Cascavel, Caucaia, Choró, Crateús, Eusébio, Farias Brito, Fortaleza, Hidrolândia, Ibiapina, Icó, Ipaporanga, Ipu, Ipueiras, Iracema, Irauçuba, Itapipoca, Jaguaretama, Jaguaruana, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Paraipaba, Pentecoste, Poranga, Quixadá, Quixeramobim, Redenção, Russas, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tauá, Tianguá e Umirim.  

Em relação à vacina, do total, 203 (68%) são vacinados e, destes, 109 (54%) têm as duas doses

Rastreamentos

Das infecções por Delta identificadas no Ceará, 94 são de residentes sem histórico de viagem. Outros 54 eram passageiros ou tripulantes da embarcação filipina e os demais relataram viagens recentes ou estão sendo rastreados. As procedências que mais tiveram relatos de passageiros infectados são Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. 

Em agosto, foi identificada no Ceará a variante de preocupação Alfa (oriunda do Reino Unido) em um homem de 64 anos, residente e procedente do município de Governador Valadares (MG). À época, ele estava vacinado com duas doses.

A variante de interesse Mu (que surgiu na Colômbia) foi detectada em duas mulheres com idades de 45 e 47 anos, residentes da capital cearense e com histórico de viagem ao país vizinho no mês de julho. Ambas haviam tomado uma dose da vacina.