Grávidas atendidas no HRSC participam de ultrassom natural, técnica de pintura na barriga que alia arte e ciência

3 de novembro de 2021 - 15:55 # # #

Assessoria de Comunicação do HRSC
Texto: Isabelle Azevedo
Fotos: Isabelle Azevedo e Victor Coelho


Diferente da arte gestacional, o método aplicado é feito a partir da ausculta do feto e do uso da técnica de Leopold para determinar o posicionamento do bebê dentro da barriga da mãe

Como parte das comemorações de dois anos do eixo obstétrico do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), as grávidas atendidas no equipamento e pelo grupo Gestar e Amar, uma iniciativa criada para as colaboradoras do hospital em Quixeramobim, participaram nesta quarta-feira (3) de um ultrassom natural, técnica de pintura na barriga que alia arte e ciência.

A enfermeira obstétrica do HRSC, Suellia Cabral, explica que o ultrassom natural foi criado no México pela parteira mexicana Naoli Vinaver. Diferente da arte gestacional, o método aplicado é feito a partir da ausculta do feto e do uso da técnica de Leopold para determinar o posicionamento do bebê dentro da barriga da mãe. “O ultrassom natural faz parte do processo de humanização, tanto da gestação quanto do trabalho de parto, porque promove essa conexão da mãe com o(a) filho(a)”, explica a enfermeira. 

Flávia Campos, 25, integrante do Grupo Gestar e Amar, topou a experiência. Grávida de oito meses da filha Yarla Maria, a colaboradora do hospital considera que este é um momento único na vida da mulher e que merece ser registrado. Além da pintura na barriga, as gestantes ganharam também uma sessão de fotos, usando como cenário os jardins do hospital.  


Além da pintura, as gestantes ganharam ensaio fotográfico nos jardins do HRSC

Para o técnico de Enfermagem Miguel Amorim, que esteve na equipe de artistas, o trabalho é gratificante. “Desde que o eixo obstétrico foi aberto, existia uma vontade da equipe de aplicar essa técnica com as grávidas. É gratificante participar desse momento porque elas ficam emocionadas. Vai ficar marcado na gestação delas”, pontua. 

Obstetrícia: dois anos de atividades

O aniversário de dois anos da Obstetrícia foi comemorado nesta quarta-feira (3) com música, desfile de ultrassom natural e um balanço do segundo ano do setor. Inaugurado em 1° novembro de 2019, o eixo obstétrico do HRSC atende gestantes com casos de alta complexidade da macrorregião do Sertão Central. As pacientes chegam na unidade pela Central de Regulação de Leitos do Estado.

Só em 2021, já foram 1.050 internações, 1.435 consultas e 838 partos realizados, sendo 683 cesáreas e 165 partos vaginais. “90% desses partos possuem uma patologia associada”, ressalta o coordenador médico do setor de Obstetrícia do HRSC, Wagner Carlos.


Eixo obstétrico do HRSC atende gestantes com casos de alta complexidade da macrorregião do Sertão Central, encaminhadas pela Central de Regulação do Estado

Para o médico, os números são significativos mesmo para um momento de pandemia de Covid-19 e impactam em vários cenários. “Em dois anos de atendimento, o que fizemos pelas famílias é muito importante. Conseguimos dar um atendimento digno e de qualidade, inclusive para pessoas que, às vezes, estão à margem dos serviços de saúde”, afirma Carlos. 

Para o diretor de gestão e atendimento, Elisfabio Brito Duarte, as pessoas que passam pelo hospital são tocadas não apenas em suas condições biofísicas, mas também em sua condição humana. “Temos muito orgulho do cuidado prestado às pessoas pela nossa equipe da Obstetrícia”.