Sesa realiza oficinas para implantação de comitês no Sertão Central e no Norte cearense

28 de outubro de 2021 - 14:23 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e foto: Radene Fortaleza

Segundo Sylvia Sousa, orientadora da Célula de Promoção da Saúde da Sesa, os comitês serão um espaço de articulação intersetorial para proposições de ações, programas e projetos na área

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Secretaria Executiva de Políticas de Saúde (Sepos) e da Coordenadoria de Políticas Intersetoriais (Copis), realizou, nessas terça (26) e quarta-feiras (27), oficinas de implantação dos primeiros Comitês Intersetoriais de Promoção da Saúde do Estado nas regiões do Sertão Central e de Sobral.

A iniciativa é uma das etapas para a elaboração da Política Estadual de Promoção da Saúde no Ceará (Poeps/CE) e visa à implantação de Comitês de Promoção nas cinco Regiões de Saúde estaduais. “Os Comitês Intersetoriais de Promoção da Saúde nas Regiões são como espaços de escuta, diálogo e colaboração intersetorial. Por meio dos Comitês, estamos construindo a Política Estadual de Promoção da Saúde de forma participativa e baseada nas características de cada Região de Saúde do Ceará”, explica o coordenador da Copis, Caio Cavalcanti.

O Comitê tem em sua composição 12 membros, representantes de diversos segmentos sociais e institucionais, como: movimentos sociais, controle social, profissionais da Saúde e de políticas setoriais.

A orientadora da Célula de Promoção da Saúde da Copis, Sylvia Sousa, relata a importância dos Comitês. “Será um espaço de articulação intersetorial para proposições de ações, programas e projetos na área de Promoção da Saúde”.

Comitê

Os Comitês têm como objetivo criar espaços de discussões, por meio de mobilização social, subsidiando as gestões regionais e municipais na reorganização das ações e fortalecendo a promoção da saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Os Comitês Intersetoriais de Promoção da Saúde contam a participação de representantes dos movimentos sociais, segmentos populacionais organizados (mulheres, juventudes, idosos, crianças, pessoas com deficiência, comunidades e povos tradicionais, entre outros), profissionais de distintas áreas da Saúde, gestores da área e de políticas setoriais, instituições de ensino públicas e privadas, etc.
.
No Plano Estadual de Saúde 2020-2023, ficou definido como uma de suas metas a implantação de cinco Comitês Intersetoriais de Promoção da Saúde (Cips) nas respectivas Regiões de Saúde do Estado. Em 2020, foi iniciado o processo de mobilização do comitê na Região de Saúde Litoral Leste/Jaguaribe, que está em fase final de implantação. Atualmente, estão sendo realizadas as oficinas de mobilização na Região de Fortaleza e Cariri.